Dia 10 vai terminar em pizza!

0
355
Dia 10 vai terminar em pizza!

A pizza é um dos pratos mais amados no Brasil e do mundo. A iguaria, além de ter diversos tamanhos e recheios, tem um dia especial só para si. No Brasil, desde o ano de 1985, o Dia da Pizza é comemorado no dia 10 de julho, nesta próxima quarta-feira. A Gazeta de Vargem Grande vai comemorar a ocasião sorteando dezenas de pizzas de diversas pizzarias da cidade e também da região.

Origem

O prato de origem italiana tem diversos registros em sua história, iniciados há seis mil anos com os egípcios, uma vez que acredita-se que eles foram os primeiros a misturar farinha com água.

Alguns outros registros indicam que os pioneiros do prato são os gregos, que faziam as massas à base de farinha de trigo, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes. Essa massa nova chegou à península de Etrúria, antiga região da Itália, como um alimento dos pobres. No entanto, os napolitanos passaram a acrescentar molho de tomate e orégano à massa, que era dobrada ao meio como se fosse um sanduíche. Registros contam que os mais afortunados acrescentavam queijo, pedaços de linguiça ou ovos por cima.

No início do século XVIII, Rosa e Raffaele Espósito, comerciantes de Nápoles, produziam e vendiam um alimento, aperfeiçoado da popular massa de pão, recheada de torresmos, azeitona e queijo “cavalo”, que abastecia as mesas das famílias pobres de Nápoles, desde o início daquele milênio. O alimento foi denominado pizza.19

Pizza Margherita

A fama dos Espósito correu a Itália e fez com que o Rei Umberto I realizasse uma verdadeira operação de guerra para trazer à cozinha do palácio o casal Espósito para que preparassem para a Rainha Margherita de Sabóia, uma pizza que acabara de inventar. Raffaelle Esposito enfeitou a pizza com as cores da bandeira italiana: queijo (branco), manjericão (verde) e tomate (vermelho).

O encantamento da Rainha pela pizza acabou determinando o nome de “Margherita” para aquele tipo de recheio. A primeira pizzaria de que se tem registro foi Port’Alba, que surgiu em Nápoles em 1830. A partir daí se disseminou pelas regiões vizinhas e ganhou o mundo com os navios dos imigrantes italianos.

No Brasil, até os anos 50, as pizzarias eram uma exclusividade das colônias italianas e seus redutos. A partir de então elas se disseminaram por todo o país até se transformarem num dos mais saborosos pratos da culinária. O prato é famoso no mundo inteiro e seus ingredientes variam entre salgados e doces no Brasil.

Gazeta de Vargem Grande sorteará 30 pizzas nesta quarta-feira

O Dia da Pizza foi uma data instituída por Caio Luís de Carvalho, secretário de Estado do Turismo em 1985, que escolheu o dia do encerramento de um concurso estadual em São Paulo de grande sucesso que elegeria as 10 melhores receitas de pizza de mussarela e margherita.

Em sua página no Facebook, pelo endereço @gazetavg, a Gazeta de Vargem Grande irá sortear na quarta-feira, dia 10, 30 pizzas de pizzarias parceiras do jornal. Para concorrer, basta o internauta clicar e compartilhar a postagem da promoção para concorrer a deliciosas pizzas preparadas por estabelecimentos adorados pelos vargengrandenses.

As pizzarias que participarão do sorteio que será  são: Braseiro Restaurante e Pizzaria, Casa da Pizza, Choperia do Sul, Lucca Pizzaria, Mamma Mia Pizza e Massa (de Casa Branca), Paladares du Cheff, Pizzaria Beira Rio, Pizzaria Por do Sol, Pizzaria Suprema, Rei da Pizza, Renatinho Pizzaria, SBB Acoustic Bar, Supermercado Estrela, Supermercado Ideal, Tênis Clube e Varanda Restaurante e Pizzaria.

Pizza Margherita – A Gazeta separou uma receita da pizza de nome da rainha para àqueles que preferem arriscar no conforto de casa.

Preparo: Pré-aqueça o forno em temperatura média de 180 graus, corte os tomates em rodelas de meio cm de espessura e rale a mussarela na parte grossa do ralador. Separe o manjericão que será utilizado, espalhe sobre o disco de pizza aproximadamente quatro colheres (sopa) de molho de tomate e com as costas da colher, espalhe o molho uniformemente pela pizza. Coloque a mussarela ralada por cima do molho de tomate, adicione o queijo por cima, espalhe os tomates por cima da mussarela. Regue com cerca de três colheres (sopa) de azeite, leve ao forno preaquecido e asse por cerca de 30 minutos até a mussarela derreter. Retire a pizza do forno e salpique algumas folhas de manjericão por cima. Sirva bem quente.

Mas se você não quiser esperar, basta ligar para uma das pizzarias parceiras que estão nesta página e saborear uma deliciosa pizza.

Gazeta de Vargem Grande sorteará 30 pizzas nesta quarta-feira. Foto: Divulgação

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui