Dia D de vacinação contra sarampo e febre amarela

O Departamento de Saúde realizou no sábado, dia 29, o Dia D da Campanha de Vacinação contra o Sarampo e Febre Amarela em Vargem Grande do Sul. A vacinação segue até sexta-feira, dia 12, e é focada em pessoas entre 15 a 29 anos para a imunização contra sarampo e a partir dos nove meses de idade para febre amarela.

Segundo o Departamento de Saúde, no Dia D da vacinação contra as doenças, vários moradores verificaram a carteira de vacinação, 24 pessoas foram vacinadas contra a febre amarela e 44 pessoas contra sarampo, caxumba e rubéola.

As vacinas estão disponíveis nas salas de vacina do munícipio conforme preconizado no calendário estadual de vacinação. Para se vacinar é preciso levar a carteira de vacinação e cartão do SUS.

O Departamento ressaltou que há uma epidemia de sarampo na cidade de São Paulo e os casos podem ser importados da capital, devido ao grande fluxo de viagens do interior para lá. Por isso, é de extrema importância, que dentro da faixa etária estabelecida, todas as pessoas não vacinadas se vacinem, para evitar uma epidemia em Vargem. Além disso, por mais que a febre amarela não esteja em estágio alarmante como o sarampo, também é necessária a prevenção da população.

Uma campanha de multivacinação com intensificação novamente da febre amarela está prevista para agosto, conforme o Departamento de Saúde.

Casos

Em 2019, até o início de junho, o Estado registrava 51 casos confirmados de sarampo, com o mesmo vírus que circula na Europa e Índia, por exemplo. Em 2018, São Paulo registrou três casos confirmados, sendo um importado da Ásia Ocidental e outros dois do Estado do Amazonas.

Diante de toda notificação de caso suspeito de sarampo, as prefeituras realizam ações de bloqueio ampliado para contenção de eventuais surtos, com apoio técnico do Centro de Vigilância Epidemiológica Estadual e com base em diretrizes do Ministério da Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui