Município agora conta com Plano de Mobilidade Urbana

0
538
Prefeitura realizou manutenção nos semáforos da cidade. Foto: Prefeitura

O Departamento de Segurança e Trânsito (Desetran) de Vargem Grande do Sul elaborou o Plano de Mobilidade Urbana, que além de ser importante para o planejamento e organização do trânsito municipal, fixando diretrizes a serem seguidas, promovendo ações de segurança e, no trânsito, maior fluidez, dando grande ênfase à acessibilidade e mobilidade com transportes alternativos, é uma exigência do Governo Federal. O plano já foi aprovado pela Câmara e sancionado pelo prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB).

O Plano de Mobilidade Urbana consiste na atuação de diversas ações, que têm o objetivo de ajudar no trânsito do município, como: realização de campanhas educativas em todas as escolas da cidade; implantação de semáforo na Vila Santana, o que melhorou muito a segurança de veículos, pedestres e ciclistas no local; implantação de redutores de velocidade na via expressa Antônio Bolonha, que ajuda e muito na redução de velocidade dos veículos, proporcionando maior segurança aos usuários da via e manutenção preventiva em todos os semáforos da cidade, evitando constantes problemas que prejudicam a circulação de veículos.

Gargalos

De acordo com o Desetran, a área central de Vargem é o principal ponto crítico do município. Devido à localização de bancos, lotéricas e principais comércios. Em determinados horários, o fluxo de veículos é intenso e as vagas de estacionamentos não comportam a demanda dos veículos.

O Departamento também citou como pontos críticos do município os horários de entrada e saída de alunos nas escolas, principalmente nas particulares e municipais, e a via expressa Antônio Bolonha, principal via de ligação entre bairros e acesso a rodovia, caracterizada por acidentes devido à imprudência dos motoristas, que não respeitam os limites de velocidade, a luz vermelha do semáforo, a parada obrigatória da placa pare e não utilizam luz indicadora, a seta, com antecedência para indicar uma manobra.

Sinalização

Também foi realizada a implantação de sinalização vertical de placa pare, em vários bairros da cidade que nunca tiveram essa sinalização, como Cohab I, Cohab III, Cohab IV, Cohab V, Jd Santo Expedito, Jd. Primavera, Jd. Iracema, Jd. Pacaembú, Jd. Morumbi, Jd. São José e novo Distrito Industrial, parte da Vila Polar, Jd. Fortaleza, Jd. Dolores, Jd. Paulista e Jd. Santa Marta; implantação de sinalização de velocidade máxima permitida em vários trechos de vias da cidade e a implantação de várias novas faixas de pedestres, como nas Ruas do Comércio, Cel Lúcio, Quinzinho Otávio, D. Maria Cândida, Sete de Setembro, Bernardo Garcia, Batista Figueiredo, entre outras, que visam maior segurança aos pedestres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui