Perfil da agricultura e pecuária de Vargem Grande do Sul

0
935
Cana de açúcar ocupa mais de 7 mil hectares na cidade

Os dados do Levantamento das Propriedades Rurais do município (LUPA) mostram que há plantações diferenciadas no município, como a de seringueira, que acontece em duas UPAs e equivale a uma área de quase 100 hectares. Há também plantação de araucária em uma Unidade Produtiva Agropecuária e a área ultrapassa sete hectares, mesmo caso do coco-da-bahia, que é plantado em uma UPA e tem área de três hectares. Cinco unidades produzem jabuticaba, especialidade da cidade vizinha Casa Branca (SP), e a área da plantação vargengrandense é pouco maior que dois hectares e meio. Sendo pouco comum, uma unidade efetua plantação de figo com área menor do que meio hectare.

Muitos produtores se dedicam à criação de gado de corte e de leite em Vargem

Pecuária

O levantamento ainda constou que as unidades com criação de animais em Vargem Grande do Sul e suas especificações. A maioria delas realiza criação de cavalos, chamada de equinocultura, totalizando mais de 1.230 cabeças de cavalos em 205 UPAs, seguido de bovinocultura mista em 195 unidades e com mais de 4.250 cabeças e bovinocultura de corte, ou seja, gado destinado a comercialização, em 137 UPAs com um total de quase 11.500 cabeças. A bovinocultura leiteira é realizada em 45 unidades. Em Vargem, há pouco menos de 3.500 cabeças de gado com objetivo de produção de leite.

No entanto, o recorde de quantidade de cabeças vai para a avicultura de corte, ou seja, comercialização de aves, com cerca de 142 mil cabeças por anos em 25 unidades.

Como curiosidade, há no município a criação de duas carcinocultura em uma unidade, ou seja, a criação de crustáceos. Na cidade também é efetuado a apicultura em duas unidades, totalizando 11 colmeias. Duas unidades realizam minhocultura em 20 canteiros, que é a criação de minhocas e com um total de 200 cabeças, uma UPA tem criadouro de capivara.

Benfeitorias

O LUPA indicou as benfeitorias presentes nas Unidades Produtivas Agropecuárias, onde consta silo a existência de um biodigestor em uma das unidades e quatro fábricas de ração em quatro UPAs. Em 51 unidades há silo para silagem com total de quase 18.200 toneladas e em nove unidades, há silo para grãos com cerca de 3.750 toneladas no total.

Trabalho

Há aproximadamente 1.500 residentes em 327 unidades. Em 171 UPAs há a quantidade de 581 assalariados permanentes mensais que trabalham. E em 159 unidades, há 278 proprietários e familiares que trabalham na roça.

Sindicato

O presidente do Sindicato Rural de Vargem Grande do Sul, o sr. João Batista Machado do Amaral, representa os produtores vargengrandenses e trabalha no ramo da agricultura há 60 anos. À Gazeta, ele avaliou a agricultura e o agricultor em uma importância de 90% para a economia do município.

Entre os principais desafios enfrentados pelos produtores da cidade, o presidente do Sindicato citou a lei da oferta e procura e as condições climáticas enfrentadas.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui