Comissão Organizadora avalia a Romaria

0
436
Tropa de Mulas que participou da Romaria

A 45ª edição da Romaria dos Cavaleiros de Sant’Ana aconteceu no último domingo, dia 28. Milhares de romeiros participaram ou prestigiaram o evento de tradição e fé à padroeira de Vargem Grande do Sul.

Comparada a 2018, a Romaria teve um aumento de participantes no tamanho do trajeto e ao final do evento, premiações como canecas a todos os romeiros e troféus aos destaques foram entregues.

Após a Romaria, cerca de sete mil pessoas marcaram presença ao largo da Barragem Eduíno Sbardellini para prestigiarem a apresentação do humorista Giovane Braz, que interpreta o personagem Saideira do programa A Praça é Nossa, do SBT, e o show da cantora Juliana Zitti.

No local havia barracas de alimentação, onde o público pode contribuir com algumas instituições assistenciais da cidade, além de um grande espaço de lazer gratuito para as crianças e trenzinhos que ofereciam transporte de determinados bairros da cidade até a represa.

À Gazeta de Vargem Grande, a presidente da Comissão Organizadora da Romaria 2019, Márcia Iared, comentou sobre a novidade deste ano, que foi o evento na represa após o desfile. “Levando em conta o fato da separação entre a Festa da Batata e a Romaria ocorrida na administração anterior, restou prejudicada a atenção necessária ao grande número de cavaleiros que saem de madrugada de várias cidades, algumas distantes, o que demanda muitas horas de preparação e providências transportando seus animais e que ao final da Romaria não recebiam a estrutura necessária como antes, a fim de se refazerem do cansaço para o trabalhoso retorno”, disse a presidente.

“Foi então providencial a decisão do prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) e Comissão a realização do evento na represa no período da tarde, o que resultou na desconcentração de público e cavaleiros no pequeno trecho da Rua do Comércio, bem como ofereceu a oportunidade de usarem o mais aprazível espaço de encontro da população e visitantes. Tal decisão, porém, ampliou a responsabilidade e trabalho, exigindo a realização de muitas reuniões com todos os setores necessários para o sucesso da Romaria”, completou Márcia.

Devido ao notório sucesso do evento, Márcia agradeceu a todos que o fizeram possível. “Como presidente da Comissão Organizadora da 45º Romaria dos Cavaleiros de Sant’ Ana, em nome de todos desta laboriosa comissão, tenho que, em primeiro lugar, agradecer a todas as equipes que se juntaram a nós da Comissão e também ao Departamento de Cultura e Turismo no propósito de, em conjunto, a partir da avaliação da Romaria do ano de 2018, juntarmos forças para que ela não só reforçasse seu caráter religioso como também oferecesse mais estruturas aos visitantes que representam mais da metade dos integrantes da Romaria”, comentou.

“Esta equipe composta do pessoal do Gabinete, do Departamento de Cultura, Polícia Militar, Guarda Municipal, Sistema de Segurança, Meio Ambiente, Dsur, Tiro de Guerra e diversos outros setores que orquestrados se esforçaram para que todas as medidas necessárias fossem tomadas. Acrescenta-se a isso, a participação dos párocos envolvidos”, disse a presidente da Comissão.

46ª Romaria

Márcia falou sobre os planos para o evento no próximo ano. “A notória avaliação e aprovação do público e dos Romeiros comprovaram o sucesso das providências tomadas do que com certeza muito se beneficiou a nossa 45º Romaria. Ainda pretendemos, pelo grande número de público nos dois eventos, aprimorar a estrutura na Represa, bem como não sei com que milagre, a dispersão da Romaria”, comentou.

“Como Diretora de Cultura e Presidente da Comissão Organizadora de 2019, espero que os futuros responsáveis por este tradicionalíssimo evento nunca recuem diante dos obstáculos, e também da fé de que é preciso enfrentar os riscos da mudança e, acreditando que juntos, no mesmo propósito e sensíveis às novas demandas, seremos capazes de contribuir neste mundo de transformações constantes”, finalizou Márcia.

Foto: Reportagem

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui