Polícia Militar debateu índices criminais da cidade

Audiência foi realizada no auditório da ACI

A Polícia Militar de Vargem Grande do Sul realizou no dia 24 de julho, uma audiência pública no auditório da Associação Comercial e Industrial (ACI), para apresentar à população as estatísticas criminais do município referente ao segundo trimestre de 2019. Participaram da reunião os vereadores Cb. Laércio (PPS), Wilsinho Fermoselli (DEM) e Célio Santa Maria (PSB), além do comando da Guarda Civil Municipal (GCM), de bombeiros civis da cidade e do Cap. Richard, da 4ª Cia da PM, da qual Vargem faz parte.

Os dados foram apresentados pelo Sg. Márcio, comandante interino da PM de Vargem. A primeira estatística mostrada foi a de armas apreendidas. Entre abril, maio e junho de 2018 foi apreendida apenas uma arma na cidade, já nos mesmos meses em 2019, foram oito armas tiradas de circulação.

Com relação a prisões, no segundo trimestre de 2018, foram 40 pessoas presas em flagrante e 41 em cumprimento de mandado judicial. Já neste período em 2019, foram 49 presos em flagrante e 26 em mandados. Entre os adolescentes apreendidos, foram seis no segundo trimestre de 2018, sendo quatro em flagrante e em 2019, foram 11 apreendidos, sendo nove em flagrante.

A quantidade de drogas apreendidas também aumentou. Em abril, maio e junho de 2018 foram 709 gramas, já nestes mesmos meses de 2019 foram 1.349 kg. Em sua avaliação, Cap. Richard destacou o impacto que este tipo de apreensão tem junto à criminalidade, pois retira dinheiro que seria obtido pelos traficantes. Somente com a apreensão do segundo trimestre de 2019, ele avalia que o prejuízo aos criminosos foi de cerca de R$ 28 mil.

Homicídios

Um índice preocupante foi o de homicídios. Se no segundo trimestre de 2018 não foi registrado nenhum assassinato, neste ano foram dois. No entanto, ambos foram esclarecidos e os autores presos. No dia 23 de abril, a Polícia Civil prendeu Alelso Márcio Justo, que  confessou ter matado a facadas Antônio Carlos da Silva, no dia 13 daquele mês.

No dia 27 de maio, Éverton Rodrigo da Silva, 25 anos, foi preso pela Polícia Civil acusado de ter matado também a facadas Adriano Prudente, 35 anos, em um crime ocorrido na noite de 21 de maio.

Patrimônio

O número de furtos registrados caiu. Passou de 107 casos entre abril e junho de 2018 para 77 no mesmo período deste ano. Também houve redução na quantidade de roubos, que passou de cinco em 2018 para quatro, em 2019.

Com relação a veículos, foram oito furtados entre abril, maio e junho de 2018 e quatro no segundo trimestre deste ano. No entanto, o número de roubo de veículo subiu de um para três na comparação com os dois trimestres.

Ações

Ao final, foram detalhadas as ações que a PM de Vargem realiza junto à comunidade, como as audiências públicas, reuniões com o Conselho Conseg e o papel fundamental do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no combate ao tráfico e uso de entorpecentes. Também foi falado sobre a visita a vítimas de crimes graves e a autoridades locais.

Um programa que ganhou destaque é o Vizinhança Solidária, que é desenvolvido junto a moradores do Jardim São Luís. E outra iniciativa debatida foi a Operação Bares, realizada em conjunto com a GCM, Conselho Tutelar e fiscais do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui