Agosto é o mês de incentivo ao aleitamento materno

0
188
O aleitamento materno é capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Foto: Sociedade Brasileira de Pediatria

A Semana Mundial do Aleitamento Materno foi celebrada na primeira semana de agosto. Eventos para promover a amamentação natural e melhorar a saúde dos bebês, serão realizados durante todo o Agosto Dourado, cor escolhida em referência ao “padrão ouro” de qualidade do leite materno.

No final de julho, o Ministério da Saúde lançou uma campanha para incentivar a ação, que foi realizada até quinta-feira, dia 15. Neste ano, o destaque da campanha foi a importância do amparo e apoio de família, amigos e profissionais de saúde aos pais e às mães que estão amamentando.

De acordo com o Ministério da Saúde, o aleitamento materno é a melhor fonte de nutrição infantil, sendo capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos. Protege a criança de doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Além disso, reduz o risco da criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta.

A Saúde recomenda que as crianças sejam amamentadas até os dois anos ou mais e de forma exclusiva até o sexto mês de vida.  Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), cerca de seis milhões de crianças são salvas a cada ano com o aumento das taxas de amamentação exclusiva até o 6º mês de vida.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui