Curso de doma racional agradou aos participantes

Curso de viola entra em seu segundo módulo

Curso de doma racional agradou aos participantes

Quem participou do curso de doma racional ministrado pelo instrutor José Luiz Correa, mais conhecido por Zeca do Senar de Pirassununga, aprovou e já está reivindicando o curso de rédeas, também ministrado por ele.

Nove pessoas participaram do curso, que foi uma parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  (Senar) com a Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul, realizado na semana do dia 5 de agosto, no Sítio Santo André, onde funciona o Instituto de Treinamento Veterinário do veterinário Marcos Morandim.

O curso tinha por finalidade propiciar aos aprendizes, mais técnica no trato de animais, qualificando mão de obra para quem já trabalha nesta lida. Os alunos aprenderam sobre as características do cavalo, a diferenças entre doma racional e tradicional, onde o instrutor ensinou como se portar para realizar a doma racional, além de trabalhar o buçal e técnicas de montagem.

O professor Zeca também ensinou sobre aparação e correção de cascos, as principais doenças dos equinos e a maneira correta de encilhar e montar.

Segundo módulo do curso de viola

Outro curso que está sendo ministrado através da parceria com o Senar, é o curso de viola caipira, cujas aulas acontecem de quartas e sextas-feiras, das 19h às 22h, com o professor vargengrandense Joilson Bedin, na Casa da Cultura. Com mais de dez participantes, o curso agora entra no seu segundo módulo e vai se estender até o mês de setembro.

Novos cursos do Senar

O Departamento de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho da prefeitura municipal de Vargem Grande do Sul é que está à frente dos cursos junto ao SENAR, tendo como coordenadora a funcionária Kátia Regina Santiago Pereira.

Nos próximos dias 20, 21 e 22 de agosto, acontecem no Centro Poliesportivo da Vila Santa Terezinha, o curso de pedreiro módulo I, que trata da locação de obra.

Já se inscreveram neste curso 12 pessoas, que vão aprender sobre legislação ambiental e as normas de segurança (EPIs), os tipos de cimento e a utilização correta de cada produto, o curso aborda a locação da obra, como gabarito e demarcação da área.

Os cursos têm como objetivo a capacitação dos alunos na prestação de serviços, na construção civil em residências e instalações rurais.

O curso é completo e será dividido em quatro módulos, totalizando 120 horas de treinamentos, que serão divididos entre os seguintes temas: Locação de obras, fundação, paredes e forros e reboco e contra piso

A partir do segundo módulo, o aluno passando terá informações sobre fundação, contra piso e alvenaria; parte elétrica, instalação de conduítes (tubo para passagem de cabos) e disjuntores; e revestimento das paredes, piso cerâmico e telhado.

Curso de pães

Segundo o diretor do DET-Departamento de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Tadeu Ligabue, os cursos são gratuitos e será fornecido almoço e lanche aos participantes. Nos dias 27 e 28 de agosto acontece também o curso de pães, cuja turma já está completa com cerca de vinte inscritos.

No curso o aluno aprenderá desde a teoria até a prática, com cada um tendo a oportunidade de fazer toda a mistura dos ingredientes, o preparo da massa e o cozimento, para que eles saiam sabendo cada etapa desse processo.

Embutidos e defumados

Outro curso cujas inscrições serão abertas a partir de 22 de agosto é o de embutidos e defumados que também será ministrado por técnico do Senar nos dias 3, 4 e 5 de setembro. O curso é o dia todo, oito horas e podem se inscrever até 20 pessoas junto ao PAT da prefeitura.

Na produção de embutidos e defumados destaca-se a carne suína, em que a matéria prima original é valorizada em até 50%. No curso ensina-se o melhor aproveitamento da carne suína, permitindo que o aluno conheça novas técnicas de processamento da carne. No curso é ensinado a fazer processamento artesanal de carne de porco e há ainda a etapa de defumação, que se dá pela exposição da carne ao calor e fumaça. Essas técnicas aumentam o tempo de conservação da carne. A defumação é um diferencial, além de maior conservação, deixa o sabor mais acentuado e característico.

Fotos: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui