Primeira fase da revitalização do Lacordere foi concluída

0
105

A primeira fase da reforma das casas do Centro de Convivência do Idoso Lacordere Osório da Fonseca, no Jardim Paulista, foi finalizada e as residências foram entregues na sexta-feira, dia 9. A revitalização do Centro aconteceu por meio de um acordo da Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul com o Ministério Público.

Na entrega das casas, estavam presentes autoridades vargengrandenses, como o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) e os vereadores Antônio Sergio da Silva (PSDB), Carlos Alberto Seixas, o Gabé (PTB), Célio Santa Maria (PSB), Fernando Donizete Ribeiro, o Fernando Corretor (PRB), Guilherme Contini Nicolau (MSB), Laércio Inácio Anacleto (PPS), Paulo César da Costa, o Paulinho da Prefeitura (PSB) e Wilson Luis Fermoselli Ronqui, o Wilsinho Fermoselli (DEM), que lembrou que em março de 2018 enviou um oficio ao Executivo questionando a situação do lar.

Inauguração

Na ocasião, a diretora do Departamento de Ação Social, Eva Vilma da Silva Rodrigues, deu as boas vindas para os idosos e seus familiares, vizinhos do local, familiares do patrono sr. Lacordere e autoridades. Ela leu um breve histórico do patrono sobre seu trabalho em prol dos mais carentes juntamente com sua esposa Zinha Cordeiro e falou do projeto do Centro de Convivência, explicando que nesta primeira ala havia nove casas e duas foram integradas se transformando no Salão de Convivência, onde passarão ser feitas as atividades com mais conforto.

“Agradecemos imensamente ao prefeito Amarildo pelo empenho que teve para fazer esta reforma, mesmo diante das dificuldades financeiras, perseverou em realizar esta obra que para nós que aqui realizamos o trabalho e para os idosos que aqui residem, não tem preço. Parabéns aos idosos que vão receber o imóvel novo e obrigado a todos que colaboraram para que pudéssemos realizar este sonho. Temos a certeza do mesmo empenho para terminar a outra fase da revitalização”, disse.

O prefeito Amarildo, com o filho do sr. Lacordere, sr. José Osório, colocaram o quadro em homenagem ao patrono no Salão de Convivência e a primeira dama Maria entregou um presente à filha do sr. Lacordere, Maria Antônia Fonseca Buzato do Amaral, a conhecida dona Toninha.

Em nome da Câmara, falou o presidente Felipe Gadiani, parabenizando pela obra e o trabalho do prefeito. Também falou o diretor da Direção Regional de Assistência Social (DRADS) Mogiana, João Urbano Ribeiro, que parabenizou o trabalho da assistência social no município. “Aqui vemos um trabalho sério e dedicado às pessoas que mais precisam e isso é o que mais importa. Parabéns a todos”, disse.

Talita Delapieri Franco, representante do Ministério Público, falou em nome do promotor Leonardo Meisikas. “É muito importante o trabalho da Prefeitura com o Ministério Público. Agradecemos o empenho do prefeito Amarildo e lembramos também o trabalho da dra. Maria Carolina que muito se dedicou às casinhas”, disse.

Dona Toninha falou emocionada sobre a lição de seus pais em ajudar aos mais necessitados. Lembrou com carinho do seu trabalho que passou para seus filhos e estão sendo passados aos netos e bisnetos. Agradeceu ao trabalho da assistência social, o qual acompanha constantemente e também ao prefeito pelo carinho, dedicação e competência com que trata os assuntos voltados para os mais necessitados. “Aqui não somos nada. Deixamos apenas nosso legado e servir, ajudar o próximo é a maior lição que podemos oferecer e que podemos deixar”, disse.

O prefeito Amarildo parabenizou as senhoras que estavam recebendo as casas. Falou do trabalho com o apoio da Câmara Municipal, agradecendo os vereadores presentes, destacou o trabalho da Ação Social em várias frentes que chegam a milhares de pessoas no município e falou especialmente, do trabalho para revitalização do Centro Lacordere. Contou um pouco da história que envolveu o Ministério Público e o apoio que teve para poder realizar a obra tão sonhada pelos idosos. “Agradeço a todos que aqui se dedicaram, pois é um trabalho conjunto para oferecer aos idosos mais comodidade, dignidade e segurança em sua moradia. Parabéns e obrigado a todos”, disse

Chaves

Após foram feitas as entregas das chaves às idosas residentes no local, sendo que a sra, Adélia Barbosa da Costa recebeu as chaves das mãos do prefeito e da primeira dama Maria Aparecida; a sra. Dionísia Emídio Diniz recebeu do presidente da Câmara, Felipe Gadiani; o diretor da DRADS, João Urbano entregou as chaves para a sra. Benedita Buzato Tapi e a filha do patrono, Toninha entregou para a sra. Maria Silvia Sinhá.

Fizeram a bênção do local os padres Robson Juliano da Silva e André Luiz Fernandes Nunes e o pastor Samuel Lima de Oliveira e todos foram convidados a conhecer o local.

“Para nós é mais que um sonho realizado. Estou sem palavras de tanta alegria de estar recebendo as chaves da casa nova que ficou linda, maravilhosa. Quero agradecer o carinho do prefeito e especialmente, do pessoal da promoção social, da Eva e das meninas que tanto cuidam da gente aqui. É uma bênção ter eles com a gente”, disse a moradora Adélia Barbosa.

Obras

De acordo com o projeto, além do Espaço de Convivência que tem amplo espaço para atividades, cozinha, sala de TV, quintal, escritório e sanitários, foram trocados os telhados das casas, parte elétrica e hidráulica, muros, janelas e portas, mudado o banheiro e também a estrutura de cada casa, visando oferecer maior segurança e acessibilidade aos idosos.  Feito um portão social para entrada, uma larga calçada de intertravados, além de um jardim também reservando o espaço para a horta de cada idoso, além da pintura completa no local.

Ministério Público

O Ministério Público abriu um inquérito alegando abandono do local por parte de Prefeitura Municipal em 2015. Ao assumir em 2017, o prefeito Amarildo tomou medidas de segurança para os idosos e apresentou projeto para reforma de uma das alas. Em 2018, o prefeito assinou com a então promotora dra. Maria Carolina Medrado Soffredi um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para reforma de parte do local.

Próxima fase

A Gazeta de Vargem Grande contatou a Prefeitura para saber qual será a próxima fase da revitalização do local. No entanto, ate o fechamento desta edição, não obteve resposta.

Fotos: Prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui