Grupo Escoteiro Curumins da Mantiqueira celebrou 16 anos em Vargem

Grupo completou 16 anos em Vargem Grande do Sul

Na sexta-feira, dia 30 de agosto, o grupo escoteiro Curumins da Mantiqueira de Vargem Grande do Sul comemorou 16 anos de fundação. Um final de semana festivo foi preparado para as crianças e jovens com atividades atraentes, promessa, entregas de distintivos, bolo, festa e benção solene.

Nesses últimos 16 anos muitas foram as conquistas de Distintivos Especiais, que são as graduações máximas de cada ramo. Foram três lobinhos recebendo Cruzeiro do Sul, quatro escoteiros Lis Ouro, um Escoteiro da Pátria, três adultos voluntários recebendo a Insígnia de Madeira, nomeação de um Diretor de Curso Básico, e outras graduações já estão a caminho.

Também foram muitas as participações em eventos nacionais como nos Jamborees de Foz do Iguaçu, Rio de Janeiro, Barretos, e internacionais como no Jamboree do Japão, e nos Estados Unidos, o Jamboree de 100 anos do Boy Scouts of America, assim como o centenário do escotismo Paulista e Catar de jovens, e esses são apenas alguns dos enormes eventos que o movimento escoteiro proporciona e que foi possível garantir a participação do Curumins da Mantiqueira.

O escotismo é um movimento educacional que, por meio de atividades variadas e atraentes, incentiva os jovens a assumirem seu próprio desenvolvimento, a se envolverem com a comunidade, formando verdadeiros líderes. O escotismo acredita que, por meio da proatividade e da preocupação com o próximo e com o meio ambiente, pode-se formar jovens engajados em construir um mundo melhor, mais justo e mais fraterno.

Os jovens são divididos conforme sua faixa etária para que o programa educativo possa ser trabalhado em todas as áreas de desenvolvimento (físico, intelectual, social, afetivo, espiritual e de caráter) com base nas características individuais de cada fase. O programa educativo ainda se preocupa em estar inserido no cotidiano dos jovens, de acordo com suas necessidades de crescimento e do meio onde os jovens se desenvolvem, se adaptando a diferentes realidades e respeitando sua autonomia.

Diversão, conhecimento, cultura, viagens e passeios não faltam nas programações, assim como os esportes radicais, técnicas verticais, rapel, escaladas, e muitos acampamentos. Para se juntar ao Movimento Escoteiro como jovem é preciso ter entre 6,5 e 21 anos; a partir daí a atuação se dá como adulto voluntário, sem limite de idade.

A diretoria eleita para o biênio 2019-2021 é composta pela presidente Andréa Pereira Rabello, os vice-presidentes Dener José Abreu e Vera Lúcia Buscariolli Garcia, a diretora financeira Sandra Horácio e o diretor administrativo Silvio D’amico.  Os chefes são Fátima Paluan, Graziela Silva, Letuza Santos, Marcelo Fassina, Milena Pereira e Patricia D’amico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui