Neste sábado, dia 21, é celebrado o Dia da Árvore

Pé de tâmara já tem mais de quatro anos

O Dia da Árvore é comemorado neste sábado, dia 21. A data tem o objetivo de conscientizar a respeito da preservação ambiental, uma necessidade também muito urgente em Vargem Grande do Sul. A arborização é um dos quesitos que a cidade mais peca na avalição do Ranking Município VerdeAzul, uma iniciativa do governo do Estado. Mas, alguns moradores têm feito a sua parte, multiplicando mudas pela cidade, como é o caso de José Carlos Aliende, o conhecido Zé Novo, que já plantou muitas árvores frutíferas em Vargem.

Para celebrar o Dia da Árvore em Vargem, a prefeitura informou que serão realizadas ações nas escolas da rede municipal. Além da conscientização, o Executivo informou que em 2019, o Departamento de Agricultura e Meio Ambiente realizou o plantio de espécies nativas no Distrito Industrial José Aparecido da Fonseca – Tota, área verde da Cohab VI, margens do córrego Santana e em trechos do Rio Verde, totalizando aproximadamente 1.200 mudas.

Além disso, a prefeitura através do Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, coordena o Viveiro de Mudas, que fica localizado à Barragem da Represa Eduíno Sbardellini, e oferece gratuitamente a distribuição de mudas para a correta arborização urbana, além da formação de espécies nativas que a própria prefeitura utiliza para reflorestamento de áreas verdes e de preservação permanente.

O munícipe que quiser solicitar a muda, deverá comparecer ao Departamento de Agricultura e Meio Ambiente, munido de documentos pessoais, e escolher a espécie disponível, ou se preferir, pode aderir ao projeto “Disk Árvore”, pelo 3641-9034, para receber em casa a espécie solicitada.

Em junho deste ano, a Gazeta de Vargem Grande lançou uma reportagem em seu canal do Youtube, o TV Gazetavg, sobre a questão da arborização em Vargem Grande do Sul. A falta de árvores no município também foi tema de matéria publicada pelo jornal.

No último ranking do programa Município Verde Azul, uma iniciativa do governo do Estado para avaliar o desenvolvimento ambiental dos municípios paulistas, Vargem tirou nota zero em arborização. Na ocasião, quando questionada a respeito, a prefeitura disse que estava elaborando um programa municipal de plantio de árvores, que é uma das ações também previstas no Plano Diretor Participativo.

Impacto

O impacto de uma rua arborizada vai além da beleza. A influência positiva de áreas verdes no conforto humano em áreas urbanas tem sido apontada por vários estudos. Um deles foi desenvolvido na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP e traz que certa quantidade de árvores diminui o calor excessivo em determinada área urbana. Segundo a pesquisa, em Piracicaba, para diminuir 1°C na temperatura média urbana é necessário acrescentar 14,31% de cobertura arbórea na estação seca e 27,70% na estação chuvosa.

 

Leia mais:

Vargengrandense planta árvores frutíferas pela cidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui