Desfile celebrou 145 anos de Vargem

0
568

A Rua do Comércio e as Praças Washington Luís e da Matriz receberam um bom público que prestigiou no último domingo, dia 22, o tradicional desfile em homenagem ao aniversário de Vargem Grande do Sul, preparado pelos Departamentos de Educação e Cultura e Turismo, com apoio dos demais departamentos da prefeitura. Para dar início ao desfile militar, foi realizado o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e do município. Em seguida, os hinos brasileiro e municipal foram executados.

O desfile militar contou com 200 militares que integram o 28º Batalhão de Infantaria de Campinas e Tiros de Guerra de Mogi Guaçu, São José do Rio Pardo, São João da Boa Vista e Vargem Grande do Sul, além da banda Corporação Musical Euclides da Cunha, de São José do Rio Pardo. Também de Vargem, participaram o Projeto Social Jovem Cidadão e Projeto Social Jovem Mirim, seguidos dos Bombeiros Civis.

Em seguida começou o desfile cívico, com o tema “20 anos de Festa das Nações” e suas principais apresentações ao longo desses anos, como os números inesquecíveis exibidos nos palcos, as atrações musicais famosas, as coreografias que marcaram e representações culinárias.

Fizeram parte do desfile a Fanfarra da Escola D. Pedro II, seguidos do Demolay, a Escola Estadual Alexandre Fleming, o grupo de Escoteiros Curumins da Mantiqueira e as creches municipais Irmã Gertrudes, Alice Giovanelli João, Virgínia Ruiz, Dona Cezarina, Geraldo Cara Rinaldi, Padre Donizetti e Zinha Cordeiro, a Escola Estadual Gilberto Giraldi, Escola Nova Era e Escola Estadual Benjamin Bastos, as escolas Municipais Henrique de Brito Novaes, Darci Troncoso Peres, Mário Beni, Antônio Coury, Nair Bolonha, Francisco Ribeiro Carril e Padre Donizetti, Escola Estadual José Gilberto, ETEC, o Projeto Tio Carlão, em homenagem a Carlos César, que sempre participou do evento, Escola Estadual Prof. Achiles Rodrigues, o Centro de Convivência do Idoso, Chalck School e o grupo de dança Time Of Destruction.

Homenagem

Durante o desfile, houve uma homenagem surpresa à diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Márcia Iared, que idealizou o Chá Cultural, quando era professora do Magistério da Escola Alexandre Fleming,  e depois o levou para a Praça, com a Festa das Nações. A homenagem foi realizada pelo Grupo da Cultura junto com a participação das comissões da Romaria de Cavaleiros de Sant’Ana e Via Crucis, que levaram as bandeiras representando todos os países homenageados na Festa das Nações, além de estarem vestidos com trajes típicos.

Os filhos da diretora Márcia, Mário Augusto e Leandro e seus netos Pedro e Davi surgiram em um carro preparado com estátua de Márcia. Seu esposo, o saudoso professor Flávio Iared, foi lembrado em um lindíssimo coração, que ao abrir, trazia a foto do casal.

Encerrando, a contra Roberta Cassiano Rosa interpretou a música No Rian Do Rien, que foi apresentada na última edição da Festa das Nações por Márcia, que fez questão de acompanhá-la. “Ninguém faz nada sozinho. Agradeço vocês que são da minha família, do meu coração, que estão com a gente neste trabalho incansável de trazer a Cultura para nossa cidade”, disse a diretora de Cultura.

Encerramento

O final do desfile cívico foi realizado pelo esporte de todas as áreas do município, com o Colégio Nova Era, Projeto de Taekwondo Águia Dourada, Departamento de Esporte com as escolinhas municipais, futsal e futebol com mais de 400 alunos, além das demais aulas oferecidas, projetos sociais desenvolvidos em parceria com o Departamento de Esportes e Lazer, Projeto de Taekwondo “Harang-Do”, Projeto Social Associação Bushido de Judô e Projeto Social de Karatê Associação Garras de Águia.

Encerrando a celebração, a nova frota do município desfilou mostrando à população 39 veículos. O prefeito Amarildo agradeceu a todos que participaram do desfile. “Parabéns a equipe organizadora pelo trabalho e dedicação. Parabéns à dona Márcia pela merecida homenagem, uma batalhadora incansável pela Educação e Cultura em nosso município, que construiu seu legado. Obrigado a todos que participaram, aos pais, professores, voluntários, às escolas, clubes e academias, que se dedicaram em fazer o melhor possível; aos que desfilaram demonstrando o amor pela cidade e ao público que desde cedo prestigiou o desfile dos 145 anos de Vargem. Parabéns e muito obrigado a todos”, disse.

A diretora do Departamento de Educação, Renata Taú, avaliou o desfile. “Todas as escolas municipais, creches, bem como as escolas estaduais, particulares, o Departamento de Cultura, Departamento de Esportes, Departamento de Ação Social através de seus projetos e diversos outros grupos participaram do desfile trazendo para a Rua do Comércio alguns dos momentos mais marcantes da  Festa das Nações  nestes 20 anos”, disse.

Renata contou sobre cada grupo apresentado. “Como não podia deixar de estar presente, os números de Comédia e Irreverência na Festa das Nações foram lembrados pela Etec, que fez uma releitura das apresentações do Grupo Bombardeio, e pelo Projeto Tio Carlão, antigo Petit, que homenageou o grupo dos Crazy Boys do qual o próprio tio Carlão foi líder e por muitos anos se apresentou na festa”, contou.

Ela também falou sobre a homenagem feita à Márcia Iared e sobre a finalização do desfile. “Foi um momento de grande emoção e alegria não só para a própria Dona Márcia, mas para todos os presentes”, comentou.  Renata agradeceu a todos os envolvidos. “Aproximadamente 2.500 pessoas se apresentaram no desfile. O Departamento de Educação, que organizou o evento comemorativo, agradece a todos os participantes que se esforçaram para apresentarem ao público o belíssimo espetáculo que todos puderam conferir. Agradecemos também a pontualidade de todos os envolvidos que possibilitou que o desfile não atrasasse e transcorresse com tranquilidade e beleza. A todos nossos sinceros agradecimentos e parabéns pelo excelente trabalho”, finalizou a diretora.

Fotos: Curta Aqui, Prefeitura Municipal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui