Diretora de Cultura falou sobre o desfile comemorativo

0
404
Márcia Iared foi homenageada. Foto: Prefeitura

À Gazeta de Vargem Grande, a diretora do Departamento de Cultura e Turismo, Márcia Iared, comentou sobre o desfile. “Nossa cidade, nascida das paragens de tropeiros e da Gleba de terra dos Garcia Leal completou 145 anos desde a construção de sua primeira igrejinha em 1874. Pudemos participar e assistir o desfile cívico comemorativo dos 145º aniversário da cidade, coordenado pelo Departamento de Educação”, disse.

“Na rua central da cidade, o grande público presente pode se emocionar ao ver, não só os vários carros alegóricos temáticos como também muitas crianças, jovens e adultos que com civismo e emoção contavam uma história nascida da grande comemoração dos 20 anos da Festa das Nações, que acontecerá em 2020, e que tanto mobiliza as famílias vargengrandenses”, comentou.

Márcia ainda falou sobre as alas presentes no desfile. “Além do valoroso Tiro de Guerra e do grande número de presentes na ala esportiva, com vários atletas de destaque no cenário paulista, e da fanfarra, que se destacavam pelo civismo, surgem então, abrindo a temática dos 20 anos da Festa das Nações o significativo carro alegórico do Fleming fazendo referência aos 22 anos de Chá Cultural, o que inspirou o Departamento de Cultura a criar a Festa das Nações”, relembrou a diretora.

“Inicia-se então com grande brilho a passagem de todas as escolas municipais que num maravilhoso flash back, revivia com toda pompa e circunstância a história e a cultura de todos os países que por 20 anos subiram ao palco na Festa das Nações. O rico figurino do desfile e a graça dos alunos das várias escolas transformados em cidadãos do mundo, representando a cultura de cada povo, homenageavam todos os descendentes de imigrantes que colaboraram para o engrandecimento do nosso município”, falou.

A diretora Márcia citou Dom Quixote: “Cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”, e ainda falou sobre a homenagem que recebeu durante o desfile e agradeceu a todos os envolvidos pelo sucesso do evento. “Não posso deixar de manifestar a grande emoção que tomou conta de mim, ao receber ali a recompensa por 42 anos de trabalho e luta pela cultura da cidade, através do abraço de representantes de todos os grupos que, comigo fizeram parte dessa história”, pontuou.

“A todos, ao prefeito pela confiança, aos empenhados funcionários do Departamento de Cultura e Turismo e Departamento de Educação, bailarinos, cantores, membros da Via Crucis e da Romaria, voluntários e tantos outros os meus mais sinceros agradecimentos. Tenham a certeza que levarei sempre comigo a lembrança de cada um daqueles que partilharam do nosso sonho e consequentemente da nossa história. Muito obrigada”, finalizou Márcia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui