Campanha antirrábica vacinou mais de 9 mil animais

0
367

Campanha antirrábica vacinou mais de 9 mil animais

A campanha de vacinação antirrábica foi encerrada no último sábado, dia 21, em Vargem Grande do Sul. O Departamento de Saúde, através da Vigilância Sanitária, realizou a campanha na zona urbana e rural do município entre os dias 19 de agosto a 21 de setembro. Foram vacinados 9.605 animais entre cães e gatos.

Devido ao desabastecimento da vacina por parte do Governo Federal, Vargem foi um dos poucos municípios da região que conseguiu realizar a campanha dentro do período previsto. Muitos municípios não irão realizar a campanha este ano ou irão realizar mais tarde.

Somente os municípios que informaram em janeiro deste ano que iriam realizar a campanha até julho de 2019, receberam um quantitativo de vacinas correspondentes as vacinações de anos anteriores para realização da campanha.

A vacina previne uma importante zoonose que não tem cura, uma vez adquirida evolui para óbito. O Departamento de Saúde comentou que é muito importante manter a vigilância em relação à raiva animal, não somente com vacinas, mas, com encaminhamento de amostras de material de animais suspeitos.

A raiva é uma doença que pode ser transmitida dos animais para o homem, quase erradicada atualmente, mas ainda muito temida. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental. Fotos: Prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui