Outubro Rosa conscientiza sobre o câncer de mama

Outubro Rosa conscientiza sobre o câncer de mama. Foto: Senado Federal

Durante todo o mês de outubro, ações são desenvolvidas para conscientizar mulheres sobre o câncer de mama. A campanha internacional Outubro Rosa foi criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure.

O movimento tem como objetivo compartilhar informações, promover a conscientização sobre a doença e proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) participa da ação desde 2010 e promove eventos técnicos, debates e apresentações sobre o tema, assim como produz materiais e outros recursos educativos para disseminar informações sobre fatores protetores e detecção precoce do câncer de mama.

A prefeitura de Vargem Grande do Sul, por meio do Departamento de Saúde, realizará a Campanha Outubro Rosa, durante o mês, a partir da terça-feira. Todas as Unidades de Saúde irão intensificar as ações e a conscientização da população sobre a saúde da mulher, a importância da prevenção do câncer de mama, colo de útero e diagnóstico precoce.

O Departamento de Saúde lembrou que a mulher vem ocupando cada dia mais espaço na sociedade e neste mês se sente ainda mais valorizada e especial. Desta forma, para que o maior número de mulheres possa ser contemplado, o Departamento de Saúde irá realizar atendimento no dia 26, das 8h às 17h.

O atendimento será realizado no Centro de Atendimento a Mulher (CAM) Ordália Moraes e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Natalino Lopes Aliende, do Jardim Dolores, Dr. Arcelino Anadão, do Jardim Paulista, Nabil Zarif, da Santana e Dr. Lauro Corsi, do Jardim Iracema.

De acordo com a prefeitura, nestas unidades de Saúde, serão oferecidas, através da equipe multidisciplinar, a coleta de exames de papanicolau e o autoexame da mama, além de mais alguns testes rápidos, como exames de HIV, Hepatite B e C e Sífilis.

 

A doença

Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células da mama, processo que gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.

Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica própria de cada tumor.

De acordo com a Saúde, o câncer de mama é o tipo da doença mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não melanoma, correspondendo a cerca de 25% dos casos novos a cada ano, e no Brasil, esse percentual é de 29%.

O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença. O tratamento para câncer de mama é oferecido pelo Ministério da Saúde por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui