Vargem registra quatro casos suspeitos de sarampo

0
492

Quatro pessoas estavam com suspeita de sarampo em Vargem Grande do Sul. A informação foi confirmada pela prefeitura à Gazeta de Vargem Grande nesta sexta-feira, dia 4. O Departamento de Saúde relatou que os exames dos pacientes foram enviados para o Instituto Adolfo Lutz para a constatação ou não da doença. Um deles deu negativo e a Saúde agora aguarda o resultado dos outros três.

A partir da segunda-feira, dia 7, até o dia 22, o Departamento Municipal de Saúde realiza uma campanha de vacinação contra o sarampo. A ação tem como objetivo imunizar crianças de 6 meses a menos de 5 anos. A campaha será realizada na Sala de Vacina do Centro de Saúde e na UBS da Vila Polar, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Para se vacinar é preciso levar a carteira de vacinação e cartão do SUS. Para mais informações o cidadão deve ligar no Departamento de Saúde pelo número 3641-5600.

Suspeitos

Segundo a prefeitura, quando há suspeita da doença, a Vigilância Epidemiológica realiza o bloqueio vacinal, que consiste na aplicação da vacina tríplice viral, que imuniza contra o sarampo, a caxumba e a rubéola, nos familiares e conhecidos que convivem com os possíveis infectados para que sejam imunizados.

Em São João da Boa Vista, no final de setembro foram confirmados mais três casos da doença na cidade. O Departamento de Saúde sanjoanense, em 2019, registrou quatro casos de sarampo até dia 20 de setembro. Dois casos são importados, sendo duas pessoas de São Paulo, e os outros dois casos são autóctones, ou seja, infectados no próprio município.

Sarampo

Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz escorrendo ou entupido e mal-estar intenso. Em torno de 3 a 5 dias, podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui