Polo da Univesp de Vargem terá 30 vagas para vestibular 2020

Escola Gilda Bastos é a sede do polo da Univesp em Vargem Grande do Sul. Foto: Gazeta

As inscrições para o vestibular do Polo da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) de Vargem Grande do Sul, localizado na Escola Gilda Bastos, na Vila Santa Terezinha, começam na terça-feira, dia 15. São oferecidas 30 vagas, sendo 15 para Computação e 15 para Licenciatura.

Ao todo, são oferecidos seis cursos, com duas áreas básicas de ingresso. As Licenciaturas em Letras, Matemática e Pedagogia e os voltados ao eixo de Computação: Bacharelado em Tecnologia da Informação (BTI), Bacharelado em Ciência de Dados e Engenharia de Computação. As inscrições terminam no dia 14 de novembro, às 15h, e devem ser feitas pelo site vestibular.univesp.br. As provas ocorrerão em 1º de dezembro, e o início das aulas está previsto para fevereiro.

 

Inscrições

Não há limite de idade e o custo da inscrição é de R$ 45,00. Para participar, basta ter concluído o ensino médio ou estar cursando, com a conclusão até o período da matrícula. Até a sexta-feira, dia 18, às 15h, todas as pessoas inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) terão isenção da taxa.

Também será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a Lei Estadual nº 12.782, de 20 de dezembro de 2017, aos candidatos que preencham cumulativamente, os seguintes requisitos: estejam regularmente matriculados no ensino médio ou equivalente, no 3º semestre da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em curso pré-vestibular ou em curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação ou que recebam remuneração mensal inferior a dois salários mínimos ou desempregados. Os benefícios são concedidos no site do vestibular. No momento da inscrição, basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.

 

Prova

O exame será realizado no dia 1º de dezembro, de forma presencial. A lista completa dos locais da prova também estará disponível em: vestibular.univesp.br, em 28 de novembro. O gabarito oficial da prova será divulgado no dia 2 de dezembro, no site do vestibular.

 

Cursos

Os alunos do eixo de Computação, farão a opção entre os três cursos, após um ano e meio: Bacharelado em Tecnologia da Informação, Ciência de Dados e Engenharia de Computação, que teve a grade reformulada.

De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, o aluno terá a possibilidade de se formar em três anos, como bacharel de Tecnologia da Informação, se continuar por mais um ano, será um cientista de dados e se prosseguir por mais dois, se forma engenheiro. O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) foi responsável por 7% do PIB de 2018 e gerou 43 mil novos trabalhos. De acordo com relatório da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a área demandará 420 mil novos empregos até 2024.

Os ingressantes nas Licenciaturas, como no vestibular passado, cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do 2º ano em: Letras, Matemática e Pedagogia. “O estudante terá mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento de seu itinerário formativo, além de ter a integração com graduandos de outras habilitações, o que contribuirá para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares”, afirma o presidente.

 

Ensino

Os cursos, totalmente gratuitos, são realizados em Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma on-line na qual os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, que incluem assistir a videoaulas, acessar material didático, bibliotecas digitais e tirar dúvidas do conteúdo com tutores e facilitadores. Já os polos são espaços físicos, onde os alunos contam com infraestrutura (computadores, impressoras e acesso à internet) e realizam atividades como provas e discussões em grupo. No local, também podem ser solicitados serviços de secretaria acadêmica e o esclarecimento de dúvidas. Por ser uma universidade pública, todas as videoaulas também podem ser acessadas pelo canal de youtube: https://www.youtube.com/user/univesptv

 

Polo de Vargem Grande do Sul

O Polo de Vargem Grande do Sul foi criado em 2017, na gestão do prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) e atende atualmente cerca de 100 estudantes em várias áreas: Engenharia da Computação, Engenharia de Produção, Tecnologia em Gestão Pública, Pedagogia, Letras e Matemática.

Localizado na Escola Gilda Bastos, na Vila Santa Terezinha, tem toda a infraestrutura aprovada pela direção da Univesp, conta com cerca de 50 computadores ligados à Internet, uma orientadora e um instrutor pedagógico  para atender aos alunos de Vargem e também da região. O Polo é ligado ao Departamento de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui