Escolas Municipais encerraram o Projeto Paz 2019

O Departamento de Educação da prefeitura de Vargem Grande do Sul realiza todos os anos, a partir do mês de março, o Projeto Paz. Este projeto foi inicialmente idealizado pela professora Rosana Cadini, em 2005 quando era diretora da EMEB “Prof. Henrique de Brito Novaes” e desde então, passou a ser realizado por todas as escolas da rede municipal.

O Projeto Paz busca trabalhar os valores de amizade, solidariedade e meio ambiente através de diversas atividades desenvolvidas pelos professores em sala de aula como textos, poemas, cartazes e promoção diária de atitudes que expressem paz e respeito ao semelhante. Como ação concreta o projeto volta seu olhar para as entidades assistenciais da cidade e busca ajudá-las com o que necessitam, como alimentos e produtos de higiene. Cada uma das sete escolas ajudará uma entidade com as doações arrecadadas pelos alunos. Na finalização do projeto, é feita a entrega das doações aos representantes da entidade, que muitas vezes vai até a escola para contar sobre trabalho que realiza com a comunidade escolar.

Um outro aspecto do Projeto Paz é a consciência ambiental. As escolas estão desde o início deste ano arrecadando sucatas (latas de alumínio, garrafas PET, papelão…) que ao invés de serem tratados como lixo a ser descartado na natureza passam a ser considerados materiais recicláveis com valor agregado, que deixam de poluir para ajudar a quem necessita. Desde o início do ano, até os meses de maio e junho, todo material reciclado arrecadado pelas escolas é revertido em cestas básicas para famílias carentes da comunidade.

Desde 2017, as escolas também estão arrecadando os lacres de latas de alumínio para a aquisição de cadeiras de rodas e equipamentos para a entidade Grupo Mão Amiga. O empenho por parte dos alunos e da comunidade possibilitará a compra dessas cadeiras e equipamentos.

No dia 18 de setembro, a EMEB Nair Bolonha realizou o encerramento do Projeto Paz. Além de arrecadar lacres e produtos de limpeza, realizou uma caminhada da paz para conscientizar um maior número de pessoas. Participaram da caminhada, a idealizadora do Projeto Paz, Rosana Aparecida Cadini e também os familiares de alunos.

Familiares e alunos da Escola Nair Bolonha participaram de caminhada pela paz. Fotos: Prefeitura

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui