IBGE realizou reunião do Censo Demográfico 2020

0
312
Juliano, Laércio, João Rafael, Moacyr e Tadeu, na reunião. Foto: Reportagem

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatistica (IBGE) realizou a 1ª Reunião Municipal de Preparação e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020, na Câmara Municipal, na última terça-feira, dia 15. Estavam presentes Juliano Scacabarozi da Prefeitura Municipal, o vereador Laércio Anacleto, João Rafael Garcia do IBGE, o diretor do Departamento de Finanças Moacyr Rosseto, o diretor do Departamento de Desenvolvimento Econômico Tadeu Ligabue e o presidente da Câmara, Felipe Gadiani (MDB).

O objetivo principal do encontro foi prestar contas à sociedade das atividades desenvolvidas, informar sobre as próximas etapas e, principalmente, pedir apoio à realização desse grande recenseamento geral que vai traçar o retrato do país para próxima década.

O Censo fornecerá informações fundamentais para o desenvolvimento e implantação de políticas públicas e para a realização de investimentos públicos e privados em todo o país. O Censo Demográfico 2020 será realizado de 1º de agosto a 31 de outubro de 2020. Na reunião de preparação, o IBGE pediu a colaboração com a cessão de espaços para a instalação do posto de coleta e para a divulgação dos processos seletivos simplificados para a contratação de agentes censitários e recenseadores nos municípios.

Vargem contará com um posto de coleta para dar apoio durante a ação. Serão contratados de 36 a 40 recenseadores e cinco agentes censitários. O processo seletivo para agente censitário municipal e supervisor será aberto em fevereiro de 2020, e o para recenseador em março de 2020.

A estimativa de unidades a serem visitadas em Vargem é 16.400 entre estabelecimentos, domicílios ocupados e não ocupados, com população estimada a 42.845. Para ajudar na coleta de dados para o censo de 2020, será implantado o IBGE Educa, que tem como objetivo divulgar o censo nas escolas, sensibilizando a população para receber e responder a pesquisa, com a distribuição de cartilhas e folders. Na próxima reunião de preparação e acompanhamento do censo, o IBGE passará os detalhes da coleta e a amostra do questionário que será passado à população.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui