Jovem de 18 anos foi confirmado com sarampo

De acordo com o Departamento de Saúde de Vargem Grande do Sul, um estudante da Escola Técnica Estadual (Etec) Centro Paula Souza de Vargem Grande do Sul, de 18 anos, teve a suspeita de sarampo confirmada após análise de exames.

O Departamento de Saúde informou que o rapaz, morador do Jardim Fortaleza, contraiu a doença de maneira autóctone, ou seja, no próprio município. Isso ocorreu pelo contato com dois professores da escola que contraíram a doença em outra cidade.

Após a confirmação dos resultados, foi feito o bloqueio em quem teve contato com o paciente juntamente com a avaliação dos alunos da Etec.

Suspeitos

Desde a primeira semana de outubro Vargem já estava registrando suspeitos da doença. De acordo com a prefeitura, um total de nove pacientes foram notificadas com suspeita de sarampo até a sexta-feira, dia 18, sendo que cinco aguardam resultados dos exames, três dos resultados foram negativos e um caso positivo, que é o do garoto estudante da Etec.

A divulgação, segundo a prefeitura, está sendo realizada através de faixas distribuídas em todos os bairros da cidade, matérias no site e Facebook da prefeitura, panfleto digital e vídeo informativo em várias mídias digitais.

Dia D da campanha contra sarampo será neste sábado

O Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo será neste sábado, dia 19, quando os postos de saúde de Vargem Grande do Sul estarão abertos para facilitar o acesso dos pais e responsáveis.

As doses serão aplicadas nas salas de vacinação do Centro de Saúde Dr. Gabriel Mesquita e do Posto de Saúde Dr. Edward Gabrioli, e Unidas Básicas de Saúde (UBS) Dr. Natalino Lopes Aliende, do Jardim Dolores, e Dr. Arcelino Anadão, do Jardim Paulista, das 8h às 17h.

O Departamento Municipal de Saúde iniciou a campanha na segunda-feira, dia 7, com o intuito de alcançar crianças ainda não imunizadas contra a doença.

A vacina tríplice viral protege contra sarampo, rubéola e caxumba. A campanha segue até 25 de outubro e nas salas de vacinas do Centro de Saúde Dr. Gabriel Mesquita e do Posto de Saúde Dr. Edward Gabrioli das 7h às 16h, em crianças a partir de seis meses e menor de 5 anos.

Conforme informações do Departamento de Saúde, de 7 a 17 de outubro, 278 crianças passaram nas salas de vacina para conferência da carteira de vacinação. Destas, 192 crianças já tinham tomado as doses necessárias e 86 crianças foram vacinadas, sendo 49 crianças de seis meses a 1 ano de idade, e 37 crianças de 1 ano de idade.

Todo bebê de seis meses a 1 ano deve tomar a vacina do sarampo. A ampliação da vacinação para essa faixa etária é devido ao fato de ser a mais suscetível a complicações e mortes. Os pais e responsáveis devem levar seus filhos munidos da carteira de vacinação e cartão do SUS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui