Eleições 2020

No dia 4 de outubro de 2020, os eleitores de Vargem Grande do Sul irão às urnas para escolher o novo prefeito e os 13 vereadores para a nova composição da Câmara Municipal. Pode parecer muito tempo, mas os bastidores da política da cidade já estão começando a ferver. Vários possíveis candidatos ao Executivo andam fazendo sondagens, pesquisas, avaliando possíveis alianças e amealhando cabos eleitorais. As candidaturas deverão ser oficializadas apenas entre junho e julho do ano que vem, com a realização das convenções partidárias. No entanto, é possível especular alguns nomes.

Amarildo Duzi Moraes (PSDB), atual prefeito, deve buscar a reeleição. Com o partido bem estruturado e com seu grupo na presidência da legenda, dificilmente não conseguirá emplacar seu nome. Conta a seu favor ter a máquina pública nas mãos, ter um monte de obras a serem inauguradas entre este ano e ano que vem, com perspectivas de reduzir drasticamente a fila de espera por creches, ter recapeado muitas ruas na cidade e o principal, ter saneado as finanças da prefeitura, depois do caos deixados pela gestão Itaroti.

Aliás, o ex-prefeito Celso Itaroti ainda é um nome forte no cenário da política municipal. Por mais que esteja respondendo a Ações Civis Públicas de Improbidade sobre possíveis irregularidades na sua gestão, além de processos criminais sobre estas denúncias. Segundo comentários, Itaroti pode buscar uma vaga na Câmara, para com isso se defender de possíveis ataques.

Outro ex-prefeito que tem articulado muito é José Carlos Rossi, que administrou Vargem entre 1989 e 1992. Ele foi condenado por improbidade, cumpriu pena de reclusão, teve seus direitos políticos cassados, mas agora já pode voltar a concorrer. Seu escritório na rua Cel. Lúcio é bastante procurado e o ex-prefeito tem carisma e boa articulação política para emplacar seu nome.

O nome do ex-prefeito Celso Ribeiro é também muito forte nos bastidores políticos de Vargem. Sempre lembrado por ter recuperado a cidade após a desastrosa gestão de Denira Rossi e por ter feito investimentos fundamentais, como a construção da Barragem Eduíno Sbardelini, a Etec, as estações de Tratamento de Água e de Esgoto, o novo Distrito Industrial, escolas como Nair Bolonha, entre outras, Celso é constantemente lembrado pelos eleitores. No entanto, dificilmente entrará na disputa, caso o terreno não esteja bem pavimentado.

Ao eleitor cabe acompanhar atentamente os andamentos de seus possíveis candidatos, tanto para prefeito quanto para vereador. Buscar saber como agiu nos últimos anos, como se posicionou frente aos problemas do município e como colaborou para que Vargem se desenvolvesse. Um voto consciente é a melhor ferramenta para mudar o destino da cidade e se as eleições vão acontecer o ano que vem, melhor ir se preparando para poder votar bem em 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui