Primeira prova do Enem será neste domingo, dia 3

0
518
Micaela já prestou a prova como treineira e se prepara para o exame de 2019 desde o começo do ano. Foto: Arquivo Pessoal

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das principais provas para ingresso em universidades no país. A primeira parte da prova acontecerá neste domingo, dia 3, com as matérias Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A segunda parte será no próximo domingo, dia 10, com a aplicação das matérias Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Em Vargem Grande do Sul, as provas acontecerão nas escolas estaduais Alexandre Fleming e José Gilberto de Oliveira Souza. Os candidatos deverão chegar à escola indicada no cartão de confirmação de inscrição a partir das 12h. Às 13h será o fechamento dos portões. A prova irá começar pontualmente às 13h30, de acordo com o horário de Brasília. Neste primeiro dia, o término da prova será às 19h, e no segundo dia, às 18h30.

Os candidatos deverão apresentar qualquer documento oficial com foto, como Cédula de Identidade (RG), Carteira Nacional de Habilitação (CNH), Certificado de Reservista, Carteira de Trabalho e Previdência Social. É obrigatório que o candidato use caneta esferográfica preta em material transparente. Os vestibulandos poderão levar comidas e bebidas, desde que não sejam alcoólicas.

Antes do início da prova, é aconselhável que o candidato confira seus dados no cartão-resposta e na folha de redação.

Itens proibidos

Os itens proibidos são borracha, corretivo, chave com alarme, artigo de chapelaria, impressos e anotações, lápis, lapiseira, livros, manuais, régua, óculos escuros, caneta de material não transparente, dispositivos eletrônicos como celulares e calculadoras, fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.

Antes de entrar na sala, o candidato receberá um envelope porta-objetos para guardar todos os itens “proibidos”. Este envelope deve ser guardado embaixo da carteira, com os eletrônicos desligados.

Preparação

A aluna do terceiro colégio da Escola Técnica Estadual (Etec) Centro Paula Souza de Vargem Grande do Sul, Micaela Trevisan Otero, de 18 anos, irá prestar a prova para ingressar na graduação.

Para se preparar para o Enem, ela contou que desde o começo deste ano, está fazendo exercícios e treinos de redação, principalmente na escola. Micaela prestou o exame no ano passado, como treineira e falou sobre suas expectativas para a prova de 2019.

“Eu prestei como treineira ano passado e tive um bom desempenho, então espero que esse ano eu consiga ser tão boa quanto fui ano passado, pois tenho um preparo melhor”, disse.

A estudante, que está prestando os vestibulares para Ciências Biológicas e Medicina, comentou como está se sentindo em relação ao Enem. “É uma sensação de ansiedade, pois querendo ou não, é uma fase muito decisiva e uma nota que vai contar muito em algumas faculdades”, falou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui