Projeto dos Sonhos se torna Associação Lucas Tapi

Ana Paula e seu filho Lucas

A Associação de Apoio à Pessoa com Câncer “Lucas Tapi”, foi fundada por Ana Paula Faria Tapi através do Projeto dos Sonhos Lucas Tapi. A iniciativa foi idealizada por seu filho Lucas, quando ele passava por tratamento contra o câncer. Aos oito anos de idade, Lucas arrecadava brinquedos para levar para outras crianças no Hospital Boldrini, local onde ele se tratava, pois acreditava que a alegria amenizava a dor e trazia conforto aos familiares que acompanhavam os filhos durante o tratamento.

Lucas acabou falecendo por causa da doença e depois de sua partida, Ana Paula deu continuidade em seu sonho através do Projeto dos Sonhos. Desde então, ela conheceu diversas famílias de Vargem que passavam por problemas que ela já havia enfrentando. Assim, começou a ajudá-las, oferecendo apoio emocional e material quando preciso. Para angariar fundos, Ana Paula deu início ao bazar para suprir as despesas do projeto.

Em 2019 o Projeto dos Sonhos Lucas Tapi se tornou uma Organização da Sociedade Civil Regional (OSC) sem fins lucrativos e suprapartidária, passando a se chamar Associação de Apoio A Pessoa com Câncer “Lucas Tapi” e tendo Ana Paula como sua presidente.

Segundo ela, em Vargem, o objetivo maior de atuação da instituição, é contribuir com a qualidade de vida do paciente com câncer, em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza e carência de saúde. Atualmente as clínicas e hospitais mais próximos que oferecem atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ficam a quilômetros de distância do município.

Na cidade, a Associação está começando um trabalho estruturado e organizado, cuja meta para o futuro é se tornar referência em tratamento oncológico infantil e adulto, além de trabalhar a prevenção através de ações educativas. Futuramente, pretendem adquirir aparelhos para realizar mamografias e outros exames preventivos. A Associação também busca fortalecer os vínculos familiares na fase de vulnerabilidade por causa da saúde, uma vez que o núcleo familiar é de extrema importância para a recuperação do paciente com câncer.

De acordo com Ana Paula, desde o início do Projeto dos Sonhos, há cerca de seis anos, o bazar é um dos seus principais financiadores. Por meio dele, são custeadas as despesas com auxílio para mais de 40 famílias atendidas em Vargem e cadastradas na Associação que possuem familiares com câncer. Além do bazar, quando há festas na cidade o projeto monta uma barraquinha no evento para angariar fundos para ajudar nos gastos com aluguel do ponto do bazar, comprar cestas básicas e ajudar nas viagens e pedágios. Entre as despesas estão fraldas geriátricas, remédios, auxílio transporte, auxílio em exames que não são realizados no SUS, roupas e alimentos emergenciais. A Associação também realiza campanhas e promove ações no Dia das Crianças e datas comemorativas. Seus voluntários cadastrados no Projeto de Voluntariado da Associação arrecadam brinquedos e promovem festa para as crianças em tratamento de câncer no Hospital Boldrini. Eles também realizam ações comunitárias, levando livros, peças de teatros e músicas.

Como ajudar

A Associação atualmente procura por uma casa em Vargem, onde possa se instalar e também oferecer a comunidade atendimentos como assistente social, psicólogo, sala de fisioterapia, acompanhamento nutricional, reuniões de grupo de apoio e atividades pedagógicas para as crianças.

Para se tornar um voluntário, ser um mantenedor contribuindo mensalmente, pode entrar em contato com a Ana Paula através do telefone (19) 98950-8435. As famílias que atualmente estão enfrentando a doença, podem procurar o bazar para cadastro de segunda a sexta, das 9h até às 16h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui