Safra da batata deste ano chegou ao fim e teve bons resultados

Safra da batata foi positiva em 2019. Foto: Gazeta

A região de Vargem Grande do Sul produz cerca de 60% da safra de batata de inverno do país. Por isso, a cidade é conhecida como a terra da batata. Neste mês de outubro, a colheita da safra de batata 2019 em Vargem e região chegou ao fim e rendeu resultados positivos.

De acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), o centro de pesquisas econômicas da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), campus da Universidade de São Paulo (USP) em Piracicaba, cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Vargem encerrou a safra da batata na última semana.

Conforme o balanço divulgado pela Hortifrúti/Cepea na sexta-feira, dia 25, o ano de 2019 foi de recuperação para a bataticultura mesmo para as regiões onde a estimativa é de alta nos custos de produção de batata.

Em Vargem, segundo o apresentado, a rentabilidade foi grande para o mercado in natura, onde na parcial da safra de julho a setembro, o bataticultor de grande escala de produção apresentou rentabilidade média de 130%.

Na mesma região, o balanço estimou que a rentabilidade dos que produzem para o segmento de indústria chips tenha sido de 20% de julho a outubro. E para a indústria de batata pré-frita, não há um orçamento de custos de produção para 2019, mas a perspectiva também é positiva, conforme as informações do estudo.

Os balanços das primeiras semanas do mês de outubro mostraram que com a chegada do fim da safra, atacadistas colaboradores do Hortifruti/Cepea relataram que, em termos de qualidade, os produtos estavam deixando a desejar. Segundo o estudo, com o calor intenso, as batatas estavam perdendo cor e ficando amareladas.

Segundo cotação realizada pela Cooperativa dos Bataticultores da Região de Vargem Grande do Sul (Cooperbatata) e disponibilizada em seu site, na quarta-feira, dia 30, o saco de 50 kg em atacado da batata asterix especial estava por cerca de R$ 91,00 e a batata padrão ágata especial por aproximadamente R$ 73,00, quase os mesmos valores cotados pela tabela do Hortifruti/Cepea na capital de São Paulo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui