Erosão: DAEE contrata projeto para segunda fase da obra

DAEE prevê conclusão da primeira fase da obra na erosão até o final de novembro - Foto: Prefeitura

O Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), autarquia ligada à Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, contratou a elaboração de projetos executivos de contenção de processos erosivos, recuperação de áreas degradadas e implantação de sistemas de drenagem. Entre os projetos está o de contenção à erosão próximo às Cohabs 5 e 6 de Vargem Grande do Sul.

O estudo foi contratado por meio de pregão eletrônico e divulgado no Diário Oficial no dia 24 de outubro. Ao todo, será investido R$ 1,4 milhão no projeto que envolve além de Vargem, os municípios de Bastos, Taquaritinga, Garça e Paranapuã. A empresa Hidrostudio Engenharia, vencedora do pregão, tem o prazo de seis meses para a realização dos projetos executivos.

“Estes projetos vão permitir a intervenção em cada município, com ações de controle das erosões e garantir a segurança do sistema hídrico dos municípios tanto para atender ao abastecimento público como minimizar o risco de inundações”, informou o superintendente do DAEE, Alceu Segamarchi Júnior.

Vargem

A erosão em Vargem Grande do Sul teve início em 2010, com a construção das casas da Cohab 5 e o direcionamento da rede de águas pluviais para uma área ao lado do bairro. Atualmente, a cratera mede aproximadamente 200 metros de extensão e 30 metros de profundidade e ameaça as casas das Cohabs 5 e 6.

Há algumas semanas, o DAEE deu início à primeira fase da obra. De acordo com a Autarquia, o DAEE está realizando um trabalho de emergência de canalização e redirecionamento das águas pluviais com objetivo de controlar a erosão registrada no local. A primeira etapa de intervenção deverá estar concluída no final de novembro, conforme informou o DAEE à Gazeta de Vargem Grande.

De acordo com o relatado pela autarquia, somente após a conclusão do projeto executivo contratado para a segunda fase da obra é que será possível informar o custo da obra e quais intervenções serão realizadas no local.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui