Medida de segurança

A Gazeta de Vargem Grande já vem denunciando em suas páginas o perigo que o motorista que trafega pela rodovia SP-344, que liga Vargem Grande do Sul a São João da Boa Vista enfrenta na via.

Especificamente nos quilômetros da via que passam pelas duas cidades, foram 21 vítimas fatais nos últimos cinco anos, conforme dados do Governo do Estado. Além disso, semanalmente são noticiados trágicos acidentes, com pessoas gravemente feriadas, como neste último domingo, onde um motociclista teve fratura exposta no fêmur, segundo reportagem publicada nesta edição.

Todos os dias dezenas de adolescentes deixam suas casas em Vargem para cursarem o ensino médio na rede particular de São João. Outras centenas de universitários seguem para a cidade vizinha para estudarem nas faculdades sanjoanenses. Além disso, há muitos que residem em um município e trabalham no outro, o que aponta um fluxo intenso de carros, motocicletas e caminhões entre Vargem e São João.

É inegável que até 2006, antes da concessão da rodovia à empresa Renovias, havia mais acidentes, mais vítimas graves, mais fatalidades. Com as melhorias executadas, a SP-344 ficou mais segura. Porém, ainda é possível melhorar mais. Nesse sentido, a duplicação da via está se tornando algo imperioso. Um acidente evitado, uma morte que deixou de acontecer, vale os milhões que serão investidos nessa obra.

Prefeituras de Vargem e São João estão buscando essa obra junto ao governo do Estado. Por sua vez, a Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) também informou que esta duplicação está em seus estudos. No entanto, é algo para depois do encerramento da concessão, previsto para junho de 2022.

Resta aos motoristas permanecerem alertas, prudentes e conscientes nestes dois anos. E às prefeituras que insistam nessa inciativa de buscar a duplicação da via.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui