A importância da ultrassonografia na saúde do homem

0
851

 

Dados da Sociedade Brasileira de Urologia apontam que a cada dia, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, sendo essa, a segunda maior causa de morte por câncer em homens no Brasil. São estimados para este ano 68.220 novos casos, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Para chamar a atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e também para a saúde do homem de forma global, foi criada a campanha Novembro Azul.

O início da avaliação do risco de câncer da próstata começa aos 50 anos e, naqueles da raça negra, obesos mórbidos ou com parentes de primeiro grau com câncer de próstata devem começar aos 45 anos. Os exames deverão ser realizados após uma análise dos fatores de risco pelo urologista e ampla discussão de riscos e potenciais benefícios, em decisão compartilhada com o paciente.

Ultrassom da próstata

A próstata é uma pequena glândula localizada entre o reto e a bexiga dos homens, responsável pela produção do líquido seminal, que compõe o esperma, alimenta e protege os espermatozoides. Algumas doenças podem atingí-la, como a hiperplasia (aumento do tamanho da glândula), a prostatite (inflamação local) e o câncer de próstata.

Inicialmente silencioso, o câncer de próstata tem acometido cada vez mais a saúde dos homens, em sua maioria os mais velhos. Um dos motivos para isso é a resistência que muitos homens têm aos métodos de prevenção do câncer, que inclui: exame de sangue PSA; exame de urina PCA3; exame clínico com toque retal e ultrassonografia, eventualmente incluindo a biópsia da próstata.

Na Diagcenter, os homens contam com os mais modernos aparelhos de ultrassonografia e com profissionais treinados para a realização de exames complexos, incluindo estudos em medicina interna, urologia, cabeça e pescoço, sistema musculoesquelético, vascular, ginecologia e obstetrícia, além de realizar procedimentos minimamente invasivos guiados, como biópsias, punções e drenagens.

Dr. Valdir Cheavegati Júnior – Responsável Técnico – CRM 85.833

Em Vargem Grande do Sul, à Rua Cap. Belarmino Rodrigues Peres, 136. Fone/Fax (19) 3641-1133

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui