Prefeito avalia os dados

0
487
Evolução do índice nos últimos anos

A Gazeta de Vargem Grande procurou o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) para debater os resultados da cidade e questionar o que será feito para melhorar os indicadores que ainda estão baixos.

Amarildo respondeu lembrando inicialmente de outra avaliação, o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que analisa ano a ano o desenvolvimento socioeconômico das cidades, utilizando dados oficiais disponibilizados por diversos órgãos públicos, portanto baseado na realidade socioeconômica dos municípios.

“Os números demonstram de forma transparente que nossa cidade em alguns anos simplesmente não teve gestão, para ilustrar esta afirmação basta pegarmos o índice Firjan de 2012, quando o município ocupava a 578º posição a nível nacional e 247º posição a nível estadual, com índice IFDM em 0.7990. A partir de 2013 até 2016 o índice só piorou, sendo que neste último (2016) a posição do município foi para 2.223º a nível nacional e 360º a nível estadual. Em 2017 já podemos constatar uma melhora significativa ocupando a 1.250º posição a nível nacional e 209º a nível estadual, e em 2018 melhorando ainda mais nossa classificação ficamos na 692º posição a nível nacional e 123º a nível estadual, ocupando a 5º posição entre os 16 municípios da nossa região”, lembrou Amarildo.

“Os resultados do índice Firjan demonstram como a cidade estava sendo administrada, e como ela está sendo administrada atualmente, demonstrando que simplesmente não existia gestão fiscal, o que culminou na situação de caos que encontramos o município em 2017”, pontuou o prefeito sobre o IFGF.

“No tocante aos índices de investimentos e liquidez ainda apresentarem  dificuldades isto é bastante natural, tendo em vista que aquilo que poderíamos estar investindo, com recursos próprios, na verdade está sendo utilizado para pagar dívidas”, ponderou o chefe do Executivo.

“Entretanto, comparando o índice Firjan de 2016 com 2018 já observamos uma significativa melhora, embora muito longe do necessário, mas demonstra que a capacidade de investimento e liquidez está sendo recuperada”, avaliou. “Em síntese, herdamos uma prefeitura com um caos financeiro, prejudicando o desenvolvimento econômico do município. Em dois anos com uma gestão responsável tomamos as medidas necessárias, e o índice Firjan de 2018 é a prova cabal do acerto das medidas tomadas, o município está saindo do caos em que encontrava”, ressaltou.

Gestão Financeira de Vargem é considerada boa

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui