Sábado, dia 30, é dia D de Vacinação contra Sarampo

Público alvo é composto por pessoas de 20 a 29 anos. Foto: Reprodução Internet

A segunda fase da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo começou na última segunda-feira, dia 18, em todo o país, inclusive em Vargem Grande do Sul. Segundo o Ministério da Saúde, o foco desta etapa será o público com faixa etária de 20 a 29 anos de idade, considerado o mais difícil de ser alcançado em campanhas de vacinação. Nos últimos 90 dias, foram confirmados 1.729 casos em pessoas de 20 a 29 anos.

O secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, explicou que um dos motivos é que esses jovens não tomaram a vacina em nenhuma fase da vida e, se tomaram, não voltaram para aplicar a 2ª dose, necessária para a proteção. Para atingir esse público, o Ministério da Saúde apostou em algumas estratégias, como a realização da segunda fase da campanha de vacinação em locais de grande circulação dessas pessoas. A ação será realizada em conjunto pelas esferas do governo federal, estadual e municipal.

Em Vargem, de acordo com o Departamento de Saúde, a divulgação será realizada em escolas técnicas, Tiro de Guerra e grupos religiosos de jovens. Além disso, a Associação Comercial e Industrial (ACI) divulgará a campanha para os estagiários e jovens aprendizes.

A responsável pelo Departamento de Saúde, Maria Helena Zan, informou que a campanha está sendo realizada para atingir a faixa etária de 20 a 29 anos, mas que, no entanto, a vacinação está sendo fornecida a toda população que ainda não tomou a vacina, a partir dos seis meses de idade. As vacinas estão sendo aplicadas nas salas de vacinas do Centro de Saúde Dr. Gabriel Mesquita e do Posto de Saúde Dr. “Edward Gabrioli” das 7h às 16h

Dia D

O dia D da segunda fase da campanha será no próximo sábado, dia 30. Na ocasião, as vacinas serão realizadas nas salas de vacinação do Centro de Saúde Dr. Gabriel Mesquita e EFS III Dr. Arcelino Anadão, do Jardim Paulista, das 8h às 17h.

Casos em Vargem

De acordo com a Prefeitura Municipal, até a última quinta-feira, dia 21, o quadro de casos de sarampo em Vargem Grande do Sul continuava sem surpresas. No total, a cidade registrou 13 suspeitos. Destes, cinco foram negados, dois casos foram confirmados e o restante continua em análise.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui