Partidos de Vargem se preparam para eleições

Em outubro deste ano os vargengrandenses irão às urnas para escolher prefeito, vice-prefeito e vereadores. A preparação dos candidatos tem inicio meses antes e os partidos e políticos devem seguir à risca o calendário eleitoral, em situações como mudança de partido ou até mesmo lançamento de candidatura.

Em ritmo de contagem regressiva para o dia da votação das eleições municipais de 2020, a Gazeta de Vargem Grande procurou o Cartório Eleitoral do município, que compreende a 229ª Zona Eleitoral, para saber a situação dos partidos na cidade.

De acordo com o Analista Judiciário do Cartório de Vargem, Anderson Aparecido dos Santos, até a última sexta-feira, dia 13, constavam do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias, oito partidos ativos e regulares em Vargem.

O Democratas (DEM), presidido pelo vereador Wilsinho Fermoselli; o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), presidido pelo advogado Hugo Andrade Cossi; o Podemos, que é presidido pelo mototaxista Gláucio Santa Maria Gusman; o Progressistas (PP), que é presidido por Eliseu Alberto Gabriel (PP); o Partido Socialista Brasileiro (PSB), que tem como presidente, o ex-vice-prefeito José Ricardo Buosi. O Partido Social Democrático (PSD), tem como presidente o médico Antônio Carlos Ranzani (PSD); o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) é presidido pelo vereador Canarinho, o Republicanos tem como presidente o vereador Alex Meglorini Mineli e o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) é presidido pelo ex-prefeito Celso Itaroti.

Outras legendas

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) está em processo de renovação, uma ação simples, que pode ser concluída até as convenções partidárias. Já o Partido dos Trabalhadores (PT), que tem como presidente Luís Carlos Teixeira está com uma situação um tanto mais complexa, pois sua inscrição está vencida.

O Partido Social Liberal (PSL), pelo qual o presidente Jair Bolsonaro (atualmente sem partido) foi eleito, não teve constituição de legenda em Vargem. Ainda não há procura no Cartório Eleitoral para a constituição do Partido Aliança pelo Brasil, criado por Bolsonaro e que deverá percorrer um longo caminho até se viabilizar oficialmente.

Eleições

Anderson explicou que o único partido com diretório municipal é o PSDB e que todos os demais registrados são órgãos provisórios. Para participar das eleições, segundo o Analista Judiciário, as legendas precisam estar regulares no município, o que é comprovado através de certidão extraída do Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias, disponível no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Ele pontuou que conforme o art. 2º da Resolução TSE nº 23.609/2019, poderá participar das eleições o partido político que tenha órgão de direção constituído neste município até a data da convenção, ou seja, até 5 de agosto de 2020.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui