Vargem segue vacinando os idosos contra a gripe

Idoso foi atendido no carro, para evitar aglomerações

Antecipada pelo Ministério de Saúde devido à pandemia do novo coronavírus, a Campanha de Vacinação contra a gripe 2020 teve início na última segunda-feira, dia 23. Como ainda estão sendo produzidas, as doses estão sendo enviadas de maneira parcelada.
De acordo com o informado pela prefeitura, foram enviadas para Vargem em torno de 1900 doses no primeiro lote para a primeira etapa, que visa imunizar idosos e profissionais da saúde.
Alguns idosos, que têm dificuldade de se locomover, foram vacinados no carro, como num sistema de drivethru, pela prefeitura e ainda na manhã da segunda-feira, a quantidade fornecida à cidade já se esgotou. No entanto, o novo lote chegou na quinta-feira, dia 26, e a vacinação foi retomada.
Os enfermeiros responsáveis pelas Unidades de Saúde de Vargem também realizaram a vacinação em idosos acamados ou com dificuldades de locomoção, em domicílio.
O objetivo da ação foi facilitar a vida destes idosos e também evitar aglomerações nas unidades de saúde. Vargem tem aproximadamente 600 idosos nestas condições e os postos de saúde já possuem os cadastros destes idosos, que só precisam aguardar a visita das equipes de imunização.

Antecipação

A Campanha este ano foi antecipada devido à pandemia do novo coronavírus, apesar dessa vacina não prevenir contra a covid-19. Com isso, pretende-se proteger a população contra a influenza, além de minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.
A imunização será feita em três etapas destinadas a grupos prioritários considerados mais vulneráveis aos vírus que causam a gripe até o dia 22 de maio. Neste primeiro momento, serão imunizados contra a influenza idosos e profissionais da saúde.
A partir do dia 16 de abril, professores e profissionais da força de segurança e salvamentos serão vacinados. No dia 9 de maio, crianças de seis meses até seis anos de idade, gestantes, puérperas, pessoas com 55 anos ou mais, população indígena e pessoas com deficiências poderão ser vacinadas.

Influenza

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito. A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações.
Quando o novo lote de vacinas chegar, o Departamento de Saúde estará realizando a vacinação em todos os postos de saúde das 9h às 15h e solicita que a população cumpra as recomendações quanto a prevenção do coronavírus, evitando aglomerações,Q mantendo a distância entre as pessoas e que não leve acompanhantes quando não houver necessidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui