Com estiagem, queimadas aumentam na cidade

Defesa Civil e GCM atuam no combate a fogo em área de mata. Foto: Prefeitura

A Guarda Civil Municipal e Defesa Civil do Município nos últimos dias receberam várias chamadas de queimadas e tem trabalhado intensamente para combater esses focos de incêndio. A fumaça causada pelas queimadas causa grandes transtornos para a população, é prejudicial à saúde, atrapalha a visibilidade dos motoristas, causa a morte de animais silvestres, gera poluição do ar e também contribui para o aquecimento global.
Nesta época do ano, a umidade do ar diminui e a propagação do fogo acontece de forma muito rápida, por isso a prefeitura ressalta a importância da conscientização da população para que não coloque fogo em terrenos e áreas verdes.
As queimadas também geram multa conforme a Lei Municipal nº 4.154/17. Constatada a queimada em áreas urbanas, provocadas ou não pelo proprietário, possuidor a qualquer título ou seu responsável, será cobrada, segundo o art. 4º presente na lei, multa referente a R$ 5,00/m² (cinco reais por metro quadrado) da área de vegetação queimada, respeitando o mínimo de R$ 500,00 (quinhentos reais).

Orientações
O Departamento de Agricultura e Meio Ambiente observa que a maior parte das queimadas ocorre por ação humana, por razões como limpeza de pastos, preparo de plantios, desmatamentos, vandalismo, entre outras. O Brasil perde, a cada ano, por volta de 15 mil km² de florestas naturais por conta dos incêndios.
A queima de matéria orgânica produz água, gás carbônico (CO2), monóxido de carbono (CO), óxidos nitrosos, hidrocarbonetos e material particulado. Esses compostos são lançados na atmosfera, ocasionando danos à saúde das pessoas. As queimadas destroem os ecossistemas, devastando a fauna, flora e microrganismos presentes no solo.
Entre as consequências das queimadas estão a emissão de gases poluentes na atmosfera, piorando a qualidade do ar; diminuição da biodiversidade; o aumento de casos de doenças respiratórias, como asma, enfisema pulmonar e bronquite crônica, devido aos gases e substâncias nocivas. Há ainda o agravamento do aquecimento global, contribuindo para elevação da temperatura e a intensificação da erosão nas áreas atingidas pelo fogo.
A queimada em ambiente aberto sem licença do órgão ambiental também é tida como incêndio criminoso, de acordo com o Artigo 250 do Código Penal e é punida pela Lei de Crimes Ambientais (9.605/98). Sua pena é reclusão, de 3 a 6 anos e multa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui