Histórias do futebol em Vargem: mais uma rodada do Campeonato Municipal de 1967

0
416

A primeira rodada do campeonato aconteceu no dia 2 de abril, portanto as equipes tiveram tempo suficiente para reforçar setores que tinham se mostrado frágeis no Torneio Início. Entretanto só poderiam ser inscritos trinta jogadores, entre titulares e aspirantes, e as equipes pagavam uma taxa de quinhentos cruzeiros, moeda da época, por inscrição. O primeiro jogo colocou frente a frente dois grandes rivais o 1º de Maio, presidido por João Kemp e tendo como treinador o Limerci, contra o Botafogo, do Oscar Castroviejo.
O time dos eternos irmãos Ferri, o 1º de Maio, entrou em campo com seu uniforme principal, camisas e calções vermelhos com uma listra branca e meias vermelhas. O uniforme do Botafogo era igual ao daquele timaço do Rio de Janeiro, camisas com listras verticais brancas e pretas, calções pretos e meias brancas.
Limerci escalou: Toninho Chiavegatti, Grego, Zé Domingos, Canhoto, Geraldo e Wilsinho, Colinha, Enos, Ferrinho, Chico e Orídio. A equipe vinha mesclada com alguns jogadores veteranos e com jovens revelações. O Botafogo apareceu escalado com sua força máxima: Canela, Claudinei, Forte e Tião Garça, Zezão e Aubre, Bilica, Canário, Carioca, Zé Mangueira e Tião Cavalo. Aubre, Canário e Carioca eram as estrelas do time, Forte já despontava como zagueiro.
O trio de arbitragem, escalado pela comissão, teve o prof. Gregório, como árbitro principal, e os bandeirinhas Lino Senise e Miguel. Curiosa foi a escalação de Gregório na arbitragem porque ele apareceu como treinador do Botafogo no Torneio Início. Acho que foi o único técnico da história que foi demitido no Torneio Início.
Em jogo emocionante o 1º de Maio venceu o Botafogo por 2 a 1 com gols do Wilsinho e do Zezão (contra suas próprias redes). Canário, o artilheiro nato, marcou para o Botafogo ainda no primeiro tempo, mas o adversário virou na etapa complementar. No jogo dos aspirantes, vitória por goleada, do 1º de Maio por quatro a um. Álvaro, que já surgia como revelação, marcou duas vezes, os outros dois gols foram assinalados por Ferrinho e João do Pierin. O único gol do Botafogo foi marcado pelo Luiz.
Como bem lembrou Fernando Dutra, comentando nosso primeiro texto aqui na Gazeta, o Campeonato Municipal era a grande oportunidade de a garotada jogar ao lado de veteranos talentosos como Wilsinho, Aubre, Ferrão, Ferrinho, Carioca, Canário, etc. Pena que não deram continuidade a estes certames e quando outros aconteceram passaram a prestigiar jogadores de outros municípios, ganhando para jogar e sem nenhuma identidade com as camisas que vestiam.
Na próxima semana mais duas rodadas sensacionais do Municipalzão de 1967.

José Alberto Aguilar Cortez

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui