Canil Municipal, administrado pela GCM, conta com 4 cães

0
452

O Canil Municipal já está pronto e conta com quatro cães, sendo que dois deles já estão em plena atividade. A administração do canil é da Guarda Civil Municipal (GCM) e como a Gazeta já vinha noticiando, seu objetivo é possibilitar a utilização de cães adestrados para auxiliar na proteção dos bens e serviços, instalações do município e em outras atribuições da GCM.
Os cães poderão ser empregados em patrulhamento dos próprios guardas municipais; operações de busca, resgate e salvamento; operações de socorro, com apoio à Defesa Civil; demonstrações de cunho educacional, recreativo, terapêutico e social; provas oficiais e estrutura; formaturas e desfiles de caráter cívico-militar; em apoio às outras divisões do Departamento de Segurança e Trânsito (Desetran) e instituições de segurança pública do Estado ou da União, sempre que requisitada para tal fim; e atividade de cinoterapia.
O canil foi construído com estrutura adequada, levando-se em consideração as normas vigentes e o bem estar animal, conforme ressaltou o prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB). Os quatro cães passam por adestramento constante. Os adestradores são os GCMs Rogério Bocamino e Charles Cru,z que fizeram curso específico na área.
Os cães Iron e Scotty, da raça pastor belga de Malinois, têm um ano de idade e já realizam multifunções de faro, guarda e proteção e cinoterapia. Ainda estão no canil Jade e Akira, de 7 e 8 meses respectivamente, que estão em treinamento, especialmente de faro.
Os cães são utilizados em ronda patrimonial, trabalhos policiais, integração com pessoas, aulas escolares, eventos, apresentações, apoio as forças policiais entre outras.
De acordo com Amarildo, a prefeitura investiu na construção do espaço amplo do alojamento (Canil) e adestramento dos cães, adquiriu os acessórios necessários. “Mas foi a dedicação e comprometimento dos GCMs Rogério e Charles que tornou o Canil uma realidade. Aliás, se propuseram a fazer o curso de adestramento nos finais de semana na cidade de Atibaia, que durou meses e sem receberem especificamente para isso”, afirmou.
O GCM Rogério destacou a participação do Comandante Marcos, dos GCMs Mazarini e Erik e de outros setores e servidores para que o Canil fosse concluído.
“Mais do que apenas investimentos são necessários para que os objetivos sejam alcançados, necessário comprometimento, dedicação e amor pelo que faz, isso leva ao sucesso. Parabéns Rogério, Charles e a todos que contribuíram”, afirmou Amarildo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui