Mais de dois mil animais foram castrados pela prefeitura

0
492
Neste ano, mais de 600 animais foram castrados. Foto: Prefeitura

O programa de castrações realizado pela prefeitura não foi interrompido e até o mês de julho, foram castrados aproximadamente 600 animais entre cães e gatos que se encontravam em situação de abandono, além dos animais de famílias que estavam em situação de vulnerabilidade social.
De acordo com a prefeitura, os trabalhos são acompanhados pelo Departamento de Saúde em parceria com o Departamento de Meio Ambiente, e as castrações estão sendo realizadas por uma clínica veterinária habilitada, contratada através de processo licitatório.
O programa de castrações foi retomado em 2019 e realizou 1.500 procedimentos entre cães e gatos. Segundo a prefeitura, para o ano de 2020, foram contratadas mais 1.500 castrações. Totalizando da retomada até o momento, mais de 2.100 esterilizações.
A prefeitura pontuou que o trabalho que está sendo realizado tem se mostrado muito eficaz no controle populacional dos animais domésticos, constatando a redução significativa de casos de ninhadas concebidas em vias públicas ou sem a tutela de um responsável.
Conforme explicou, além de atuar consistentemente na diminuição de animais e filhotes “de rua”, a esterilização e castração proporciona uma série de benefícios. Segundo a prefeitura, nas fêmeas diminui o risco de câncer de mama, evita as infecções uterinas graves, como a piometra e sangramento. Já nos machos, diminui o risco de câncer de próstata, as voltinhas para encontrar uma gata, evitando atropelamentos e brigas com outros machos, menos necessidade de urinar para marcar território, além dos animais ficarem mais dócil.
O prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB) comentou que as denúncias diminuíram. “As denúncias de abandono dos animais em vias públicas e o aumento desses animais pelas ruas era constante, com o trabalho de castração, podemos observar a redução das reclamações, além de evitar doenças e proporcionar qualidade de vida a esses animais devido aos benefícios da castração”, disse.
O cadastro e triagem para castrações são realizadas através do Departamento de Meio Ambiente pelo número (19) 3641-9034.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui