Apresentações encantaram internautas

Márcia Iared é diretora de Cultura e Turismo

Márcia Aparecida Ribeiro Iared
Com a 46ª Romaria suspensa por força da pandemia que assola nosso país, surgiu a oportunidade de contarmos a história deste mais antigo evento cultural de nossa cidade através de uma live.
Seria esta uma das tarefas das mais difíceis diferentemente das outras lives, pois demandaria analisar vídeos, registros, fotos antigas, depoimentos, identificação de pessoas, muitas edições e, se porventura nesta construção houver omissões significativas, pelas quais pedimos desculpas, alertamos que estaremos abertos a contribuições desde que comprovadas para continuarmos completando sua história.
Foi possível então reavivar a Romaria em toda sua temática construindo, assim, um documento permanente para a memória da cidade.
Na apresentação musical, a Orquestra de Viola Caipira “Pérola da Mantiqueira”, com seus representantes, Luis Filipine e João Paulo, com lindas interpretações, como o Hino de Sant’Ana e Romaria.
As belas vozes de Agnaldo e Alessandra trouxeram à live um belo repertório raiz, que contou sobre as emoções da vida rural centrada na convivência entre o homem e os animais, que com sua força tanto ajudaram a escrever a história desse nosso Brasil.
Foi possível entender a nossa Romaria no seu contexto, bem como através da live, também homenagear e agradecer a todos que ajudaram na sua realização e sobrevivência, desde os pioneiros, cavaleiros, tropeiros, religiosos, colaboradores, departamentos da prefeitura, em especial o departamento de Cultura e Turismo, Guarda Municipal, Assessoria e, claro, a Comissão Organizadora dos Cavaleiros de Sant’Ana.
Outros momentos de grande emoção ocorreram por conta do jovem José Paulo Mesquita, neto do pioneiro João Mesquita, que faleceu no ano passado, e na viola herdada do avô, solou lindamente a canção “Tristeza do Jeca”.
Na sessão de depoimentos, destacamos a emoção de Soraia Souza, cavaleira atuante que falou sobre a história de dedicação de seu pai Zé do Olinto, que na época rodou todos os sítios e fazendas a procura de peões, tropeiros, fazendeiros, para anunciar a primeira romaria dos cavaleiros, naquele longínquo ano de 1975.
As traias e arrumações que eram feitas no seu quintal de onde saia a comissão de frente da Romaria, ficaram na sua alma para sempre.
Rubia também deixou seu depoimento, onde falou do seu avô, o grande e conhecido Rubão, a quem ela desde criança acompanhava na Romaria. Rubia chegou a ser princesa e rainha da festa. Rubão amava tanto a Romaria de Sant’Ana, que escolheu o dia 26 de julho, dia da Padroeira, para morrer.
Miguel Halla e João Maurício de Andrade representando os pioneiros, encerraram a parte dos depoimentos, sempre acrescentando algo de curioso e importante nesta bela história.
O jovem Joilson Bedin, outra riqueza cultural de nossa cidade, que não só confecciona violas, assim como canta e compõe, com a participação do Gabriel Zani, encantou com uma bonita apresentação autoral.
E assim, estandartes e bandeiras, o beija fitas no Cruzeiro, os emocionantes carros de boi, com suas juntas cangadas, que cortaram nosso Estado levando nosso café ao porto de Santos, representando nossas comunidades religiosas, as carroças que tanta história carregam, charretes, troles, cavaleiros e amazonas, animais de diferentes raças, como bois e touros, as lindas rainhas e princesas, a melhor idade, crianças e grandes momentos que foram se sucedendo nas lindas imagens, sempre com o apoio dos guardas filas, que exercem importante papel.
Entre as homenagens, João do Deco berranteiro por ter participado de todas as romarias, Biscoito Locutor que sempre desenvolveu papel importante na locução das romarias, Júlio Ribeiro, peão que levou o nome da cidade pelo Brasil todo, finalista quatro vezes em Barretos.
No momento de “Saudade”, foram homenageados o grande artista plástico, Jack Ronc, apaixonado pela Romaria, autor de premiados cartazes e ganhador de prêmios até na Europa, Pedro Sagiorato, conhecido romeiro, Vô Vicente, Clemente Fermoseli, Beatriz Cossi, artista na confecção de roupas em couro, o Grupo Bombardeio, com destaque especial ao nosso humorista e animador, Neto Mazarini, que faleceu precocemente em 2017. Estes representam todos os grandes cavaleiros da Romaria que não estão mais conosco.
Peço licença para dizer que depois do importante papel dos colaboradores e romeiros, vem a parte cômica da live, que correu por minha conta, pois ao apresentar o conteúdo olhando sempre para a tela do monitor narrando as cenas, não olhava para a câmera ao lado e, consequentemente, para os telespectadores, aos quais peço desculpas.
A parte religiosa trouxe momentos emocionantes de devoção a Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil e dos Cavaleiros, e o encerramento da live contou com a benção do Padre Paulo Valim, sempre presente na Romaria, pedindo a intercessão de Sant’Ana, a Padroeira sob todos nós. A emocionante música em homenagem a Sant’Ana cantada lindamente por Alessandra e Agnaldo encerrou neste dia 25 de julho de 2020 a nossa Romaria virtual.
Agradeço, em nome do prefeito Amarildo Duzi Moraes (PSDB), do Departamento de Cultura e da Comissão Organizadora, as mais de sete mil pessoas que acompanharam pelas redes sociais, além dos que acompanharam pela TV e parabenizo a todos que abraçaram este sonho, em especial, ao Lucas Buzato e o Angelino Jr, que trabalharam comigo com dedicação na montagem desta live, junto também a Assessoria de Comunicação.
Viva Sant’Ana, viva a Nossa Romaria dos Cavaleiros, Viva a nossa querida Vargem Grande do Sul.

Foto: Prefeitura

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui