GCM atendeu mais de 2 mil ocorrências em 2020

Equipe de Resgate atuou em várias chamadas para socorrer pessoas

Um dos principais órgãos de apoio à população vargengrandense, a Guarda Civil Municipal (GCM) deve encerrar 2020 com mais de dois mil atendimentos realizados. Entre as ações estão desde a segurança do patrimônio municipal, até o resgate de vítimas de acidentes. A GCM também tem se destacado na colaboração com a Polícia Civil e Militar, efetuando a prisão de criminosos, recuperando produtos de furto e roubo e na coibição do tráfico de drogas. Nesta semana, por exemplo, foi detido o suspeito de ter furtado um botijão de gás de um açougue do centro da cidade.

De acordo com o comando da GCM, não houve nenhuma operação especifica em combate ao crime ou ao tráfico de drogas. “As prisões que foram realizadas nestes últimos meses se deram devido ao policiamento que a GCM realiza em toda cidade, em deslocamento de um património para outro”, foi explicado. Assim, nestes últimos meses a GCM efetuou cerca de dez prisões em flagrantes principalmente por furto e tráfico de entorpecentes.

“Esclarecemos que por muitas vezes, devido ao intenso policiamento que a Guarda realiza na cidade, somos solicitados pela população devido a um crime ocorrido naquele momento e imediatamente à ocorrência é atendida e prisões são efetuadas”, observaram o comandante Marco Antônio da Silva e o subcomandante Rogério Bocamino.

Eles informaram ainda que a GCM tem intensificado o policiamento na proteção do patrimônio público do município, seja em praças ou edificações e quando há delitos nestes locais, principalmente furtos e depredações, a corporação tem realizado as prisões e apresentado às autoridades.

Além destas ações de policiamento ostensivo e preventivo na proteção da população vargengrandense, previstas na lei Federal 13022 que rege as Guardas de todo o Brasil, a GCM também tem em sua sede o controle de todos os alarmes dos patrimônios que são imediatamente atendidos quando acionados, conforme o explicado.

Monitoramento

Equipe combateu os grandes incêndios de setembro

A GCM mantém atualmente cerca de 150 câmeras que são monitoradas em tempo real em locais como o Terminal Rodoviário, a Praça Capitão João Pinto Fontão, além de vários outros patrimônios públicos.

Defesa Civil

A GCM de Vargem também está à frente de todas as ações de Defesa Civil do município. Em 2020 foram atendidas 153 ocorrências de incêndio, a maior parte em vegetação. Um grande desafio neste ano foi o trabalho intenso para debelar o fogo que destruiu boa parte da vegetação da Serra da Mantiqueira que duraram cerca de sete dias, em setembro, e teve suas ações todas coordenadas pela Defesa Civil e GCM do município. A GCM esteve também em apoio à pulverização da cidade com amônia quaternária em prevenção à Covid-19.

Ocorrências

Assim, em 2020, a GCM deverá fechar o ano com aproximadamente 2 mil atendimentos à população registrados em relatório de ocorrência. “Isso sem contar os atendimentos que não geram relatórios. Só para que se possa entender este trabalho neste ano, até o momento foram atendidos 67 acidentes de trânsito com vítimas, 52 acidentes pessoais, 61 ocorrências envolvendo animais em sua maioria silvestres, 61 auxílios ao público, 13 furtos, 5 roubos, 21 ações e operações realizadas em prevenção à Covid-19. Estas são apenas algumas das ocorrências atendidas, ainda podem ser citados a atuação da GCM no trânsito, em palestras e várias outras ações desenvolvidas”, enumeraram Marco e Rogério. O Comando da GCM informou também que a Guarda está passando por uma reestruturação com o objetivo de melhor atender a sociedade. Segundo explicaram, além de aperfeiçoar seus serviços de policiamento e contar com o Canil, a GCM deverá receber em breve, novas viaturas e equipamentos que permitirão atender a população com mais qualidade. “Neste momento em que se aproximam as festas de final de ano, gostaríamos de agradecer a administração na pessoa do prefeito Amarildo que tem nos dado todo suporte e investimentos necessários e também aos nossos Guardas Civis Municipais, que atendem nossa população 24 horas, todos os dias com profissionalismo e respeito. A todos eles que se mostram verdadeiros soldados de nossa cidade. Nosso muito obrigado”, agradeceram a Marco e Rogério que ainda desejaram a todos um Feliz Natal. “Contem sempre com o trabalho da Guarda Civil Municipal”, finalizaram.

Canil da GCM já está pronto para atendimento
Equipe de Resgate atuou em várias chamadas para socorrer pessoas
GCM atuou também em acidentes
Defesa Civil e GCM participaram da desinfecção de pontos da cidade
Além de zelar pelo patrimônio, GCM também atua na segurança

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui