A palavra é o novo abraço

Douglas Nonis
Nos tempos de distanciamento social nós viveremos um Natal muito diferente este ano. Nesta época em que desejamos aos outros tudo o que é de melhor, a tradução máxima desse carinho sempre foi o simples abraço. Um gesto tão automático para nós quando queremos expressar o carinho que sentimos as pessoas que gostamos, mas que, quem diria, se tornaria algo tão complicado agora.
Sim, para nós é mais simples e fácil expressar fisicamente nosso carinho e sempre soubemos disto. O abraço, o afago, o aperto de mãos, o tapinha nos ombros, enfim, nada disto carece de palavras. Estes gestos se bastam. Quando sinceros, são a mais pura tradução de nosso carinho, a transmissão perfeita de nossas boas vibrações àqueles que possuímos afeto.
Alguém imaginaria que estes gestos seriam perigosos algum dia? Um Natal sem estarmos fisicamente próximos e sem podermos traduzir nosso afeto através deles? Acredito que não. Sempre vivemos tão próximos de quem nós gostamos e sempre nos abraçando. Deixar de fazer isto agora é, no mínimo, confuso.
Já ouvimos por aí de tantos outros e em tantas outras ocasiões que tudo isto terá como objetivo valorizarmos estes gestos. Mas, creio que para nós eles foram sempre mais simples e de tão simples o usamos para expressar todo nosso carinho. Nós sempre soubemos a importância deles.
Simples gestos que traduzem grandes sentimentos. Mas, como substituir isto? Como traduzir os gestos de carinho e afeto de outra forma?
Nestes tempos, teremos que nos adaptar. Talvez uma das formas de traduzirmos nosso carinho seja agora a palavra. Dizer um “eu te amo” às vezes é tão mais complicado do que dar um abraço, não é?
Às vezes pensamos que não somos bons o suficiente com elas, mas talvez não seja isto. Talvez o sentimento seja tão grandioso que palavras ou expressões não são suficientes para traduzir a vibração grandiosa de um gesto como o abraço, o afago, o aperto de mãos.
Este é o desafio. Expressar nosso afeto com palavras. Aprender a encontrar adjetivos suficientes para transmitir às pessoas todo o carinho que queremos. Talvez um poema, uma música. A palavra agora é o novo abraço.
Feliz Natal e um ano, verdadeiramente, novo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui