Paciente faleceu aguardando transferência para UTI, afirma filho

A falta de uma UTI no Hospital de Caridade de Vargem Grande do Sul pode ter sido a causa da morte de dona Isabel Aparecida de Souza Mesquita, 60 anos, ocorrida no sábado, dia 19 de dezembro, por volta das 22h30, segundo relatou seu filho Anderson Luís Mesquita ao jornal Gazeta de Vargem Grande.
Ela vinha se tratando do coração e já tinha enfisema pulmonar. Seu problema se agravou e ela foi internada no Hospital de Caridade no dia 13 de dezembro. Segundo o relato do filho, todos estes dias ficou aguardando a transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), que não tem no hospital de Vargem.
Cada dia de espera, sua situação se agravava e apesar de todo o esforço envolvendo os profissionais do Hospital e também do Departamento de Saúde Municipal para conseguir uma UTI na região, dado os leitos de terapia intensiva estarem comprometidos com a internação de doentes acometidos pela Covid-19, explicou Anderson que não foi possível transferir sua mãe, que acabou falecendo.
Anderson, que foi candidato a vereador nas últimas eleições, questionou o fato da cidade não ter uma UTI. Também postou nas redes sociais o problema e disse que o município poderia se mobilizar para dotar o hospital de uma Unidade de Terapia Intensiva e evitar que outras pessoas tenham o mesmo destino que sua mãe.
Também alertou para o grave problema que a Covid-19 gera, pois além de ser fatal para algumas pessoas, leva outras à morte por ocupar UTIs e não disponibilizar a unidade para quem precisa, como foi o caso de sua mãe. “Se as pessoas evitassem aglomerações, usassem máscaras e tomassem o devido cuidado, poderíamos ter evitado o uso dos leitos de UTI e quem sabe minha mãe estivesse salva agora” ponderou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui