Ainda não há manifestações clínicas da nova variante da Covid em Vargem Grande do Sul

Nova cepa já foi detectada em várias cidades do país e apresenta maior transmissibilidade. Foto Ilustrativa

Com o aumento acentuado de novos casos em São João da Boa Vista, que somente na quinta-feira contabilizou 84 novos pacientes com a doença, e a proximidade de Vargem com Araraquara, onde a nova variante do coronavírus foi detectada, a Gazeta procurou saber do Departamento Municipal de Saúde, como a prefeitura tem feito o acompanhamento dessa situação para detectar se esta nova cepa chegou ao município.
O Ministério da Saúde afirmou que tem monitorado o surgimento de variantes da Covid-19 no Brasil. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Vigilância em Saúde, a partir das notificações recebidas pelas secretarias estaduais de saúde, foram registrados 204 casos de variantes do vírus Sars-CoV-2 no Brasil. Os dados vão até 20 de fevereiro de 2021.
Segundo o informado, a nova variante do Sars-CoV-2, brasileira, denominada P1, é fruto de uma mutação genética entre algumas já detectadas em outros países, como a Inglaterra e África do Sul.
“Até agora, não existe nenhum sintoma ou sinal característico descrito como quadro clinico sugestivo a essa variante. O que possivelmente acontece, é um aumento importante na transmissibilidade como ocorreu em Manaus e Araraquara”, explicou a Saúde. “As estatísticas da cidade, com um aumento decorrente das festividades de final de ano, seguem um padrão semelhante aos das outras cidades da região. Entretanto a proximidade de Araraquara e o alto poder de transmissão do Sars Cov 2 e da variante sugerem que ela deverá acontecer por aqui. A Diretoria Regional de Saúde está atenta a esta possibilidade”, informou.
A prefeitura destacou que a proteção contra a variante P1 não é diferente das medidas aplicadas ao Sars Cov 2, que incluem vacinação rápida e o uso de máscara, distanciamento social e higiene das mãos.
“Quanto à vacinação, levaram a proteção dos brasileiros a uma situação preocupante, muito inferior àquela que o país teria condições de fazer. Os procedimentos de proteção individual, também, infelizmente, por uma série de razões, não atingiram a qualidade desejada. A prefeitura tem feito o máximo para aprimorar esses comportamentos”, destacou o Departamento de Saúde.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui