Retorno remoto das aulas na rede municipal foi tranquilo e marmita se tornou um sucesso

Breno, 9 anos, aprovou a refeição oferecida pela Educação

Após o período de férias, as atividades na rede municipal de ensino retomaram no dia 18, de forma remota. A prefeitura também iniciou a distribuição da marmita com a refeição aos alunos das escolas municipais.
Renata Taú, diretora do Departamento de Educação da Prefeitura Municipal, avaliou a primeira semana de retomada das atividades como tranquila. Ela contou que a Educação iniciou com a reunião dos pais nas escolas, onde foi mostrado os protocolos que estão seguindo e explicado sobre como serão as atividades remotas.
“Foi explicado também sobre a avaliação diagnóstica que vai ser feita com os alunos nas próximas semanas. Então os pais receberam muito bem, viram que as escolas estão tomando todos os cuidados, sentiram mais confiança nessa possível retomada presencial para o mês que vem. Além disso, tivemos bastante adesão das atividades, a grande maioria dos pais foram retirá-las, então as escolas estão tendo um bom retorno dos pais, das famílias”, comentou.
A diretora explicou que o novo material de ensino da rede municipal, que está em fase de licitação, está previsto para o início de março. “Estamos aguardando, mas em breve este material estará chegando. Porém, como foi explicado, as apostilas não deverão fazer falta neste período, porque estamos em fase de avaliação diagnóstica para preparar o aluno para o retorno do ano letivo 2021”, disse.
“Nesse primeiro momento, nós nem iríamos usar o material, as apostilas. O uso já estava programado para depois, na segunda quinzena de março ou início de abril, onde estaremos entrando com o material do ano letivo”, completou.

Marmitas
As marmitas que começaram a ser distribuídas aos alunos da rede municipal receberam elogios nas redes sociais na última semana. Para Renata, a entrega foi um sucesso e teve bastante adesão. “Muitas mães estão retirando as marmitas na escola, as crianças estão gostando da comida e tudo está sendo preparado com muito carinho”, disse.
A diretora pediu aos pais que fizeram a adesão e retiram o ticket, para que realmente busquem a marmita, pois está sendo preparado a quantidade exata de refeições referente aos tickets retirados. Conforme relatou, está acontecendo alguns episódios de pais que não vão buscar a marmita e também não avisam que não vão. “Com isso, acaba acontecendo um pouco de desperdício e não gostaríamos que tivesse desperdício de comida. Assim, estamos adequando a quantidade para sobrar o menos possível”, comentou.
Ao todo, segundo Renata, está sendo preparado cerca de duas mil marmitas por dia para entregar a esses alunos. “Está sendo um sucesso, teve muitas adesões. As merendeiras estão preparando com maior carinho, maior dedicação. Inclusive agradeço a elas, porque são elas que fazem com que essa comida chegue ao aluno”, pontuou.
Para a diretora de Educação, a marmita faz com que os alunos tenham uma memória afetiva da escola e os ajuda a manterem uma alimentação saudável. “Com a comida, eles lembram das aulas na escola, da comida da escola, lembra das aulas presenciais que está fazendo falta para eles. Isso acaba incentivando, inclusive, os alunos a terem uma alimentação saudável, porque toda a alimentação é elaborada de acordo com o cardápio desenvolvido por nutricionista. A única diferença é que agora está indo embalada para o aluno fazer a refeição em casa, mas o carinho é o mesmo, o cardápio é o mesmo que se tivessem na escola. Acho que foi um sucesso, teve muita adesão e estamos muito contentes que essa comida está chegando para a criança”, finalizou.

Na prática
Viviane Carvalho de Oliveira, de 27 anos, é mãe de duas crianças que estudam na Escola Municipal Mário Beni, no Jardim Dolores. Breno, de 9 anos, está na 4ª série/5º ano e Felipe, de 4 anos, na 1º Etapa.
Para ela, as aulas em casa têm sido um pouco complicadas por ter duas crianças para ajudar. No entanto, conforme contou, está conseguindo. “Esse ano, por enquanto, ainda não está difícil porque não começamos com a apostila, mas ano passado foi complicado, porque para mim estava difícil”, disse.
Sobre as marmitas distribuídas pela rede municipal aos alunos, Viviane foi só elogios. “As marmitas estão maravilhosas, meus dois filhos estão amando, ela é muito boa”, falou.

Fotos: Arquivo Pessoal

Breno, 9 anos, aprovou a refeição oferecida pela Educação
Seu irmão Felipe, 4 anos, também gostou

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui