Vargem registrou três casos de dengue em 2021

Mosquito Aedes aegypti é o transmissor da dengue. Foto: Reprodução Internet

Em Vargem Grande do Sul, apenas três pessoas contraíram dengue em 2021 até a sexta-feira, dia 19, de acordo com o Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Vargem Grande do Sul.
Ao todo, sete notificações da doença haviam sido feitas na cidade, sendo que duas delas deram negativo e outras duas ainda aguardam resultado. Das notificações, duas foram feitas em janeiro e ambas foram confirmadas, três em fevereiro, sendo um positivo e dois negativos e duas em março, sendo que os dois pacientes também testaram negativo.
Segundo o informado pela prefeitura, todos os casos indicam ser autóctones. Além disso, a Saúde ressaltou que o trabalho de combate à dengue é realizado periodicamente com as visitas dos agentes de combate a endemias e os agentes comunitários.
Questionada sobre a realização de alguma operação de retirada de entulho, inservíveis e sucata das casas do município, foi informado que ainda não há uma previsão neste momento em relação ao mutirão de retirada de entulhos e materiais inservíveis, tendo em vista as restrições da Fase Emergencial no combate a Covid-19. Conforme o explicado, assim que possível, o Departamento de Saúde retomará os mutirões.

Dengue
A dengue pode variar desde uma doença sem manifestação de sintomas até quadros graves com hemorragia e choque, podendo causar morte. Normalmente, o primeiro sintoma da dengue é a febre alta de 39° a 40°C de início repentino, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e erupções cutâneas. Também é comum ocorrerem náuseas e vômitos, que resultam em perda de peso

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui