Fortemente armado, grupo explode bancos em Mococa

Homens efetuaram vários disparos pelas ruas da cidade. Foto: Prefeitura

Homens fortemente armados atacaram três agências bancárias em Mococa, na madrugada de quarta-feira, dia 7. Os criminosos usaram explosivos e atiraram em lojas, no quartel e em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), causando terror nos moradores antes de fugir com o dinheiro de duas das três agências.
A ação teve início em frente ao Batalhão da Polícia Militar, onde a quadrilha atirou contra o prédio e acabou atingindo também uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que estava fechada. Os tiros quebraram uma vidraça, atingindo a cabeça de um guarda que cumpria plantão. Felizmente, ele sofreu apenas escoriações e passa bem.
Moradores registraram os tiros e filmaram os homens armados andando pela cidade e parados em esquinas e avistaram um drone circulando sobre a praça central, usado pela quadrilha para vigiar, de forma panorâmica, os principais pontos da cidade. Câmeras de segurança também registraram carros usados pela quadrilha circulando em uma espécie de comboio por Mococa.

O crime
Uma equipe da Polícia Militar avistou um comboio de oito veículos, modelos SUV e com cores escuras saindo da rodovia SP-340 e entrando na cidade pela Avenida Monsenhor Demósthenes Paraná Brasil Pontes. Logo, a equipe ouviu vários disparos de armas de fogo e explosões, e saiu da viatura para se abrigar.
Os disparos foram parcialmente cessados e os PMs foram até o quartel, onde realizaram contato com o policial do Serviço de Dia e o vigilante da UPA desativada ao lado do quartel, o qual alegava ter sido ferido por estilhaços causados pelos disparos de arma de fogo.
Com o apoio das equipes de outras localidades, os policiais deslocaram-se à área central, onde constataram que os bancos Caixa Econômica Federal, Santander e Mercantil do Brasil estavam danificados, sendo isolados e preservados.
O delegado de plantão e os vigilantes, por volta das 3h30 entraram nos bancos Caixa Econômica Federal e Santander para verificarem os armários das armas dos vigias e demais danos.
Pelo pronto socorro local, foi realizado contato com o vigilante da UPA desativada, o qual teria ferimentos leves causados por estilhaços na região da cabeça. Ao amanhecer foi possível verificar vários danos pelo UPA, bem como outras duas perfurações na parede externa da fachada do quartel, causados por disparos de armas de fogo.
Para dificultar o cerco da polícia, o grupo espalhou pregos retorcidos, os miguelitos, que foram localizados pela rodovia SP-340, bem como alguns estojos entregues por civis que estavam pelas vias. A tática afetou ao menos dois carros da polícia, que tiveram os pneus furados pelos pregos.
No banco Caixa Econômica Federal houve danos aparentes nas portas e no interior, no Santander, apenas na porta e no Mercantil do Brasil, na porta interior. A perícia compareceu no local e a ocorrência foi apresentada na Delegacia de Polícia Civil local, sendo realizado boletim de ocorrência de furto qualificado.

Carros localizados
De acordo com o informado, o grupo fugiu por uma vicinal que dá acesso ao Sul de Minas, no sentido do distrito de Mococa, Igaraí. Na tarde de quarta, cincos carros usados pelos criminosos no assalto foram encontrados pela Polícia Civil e Polícia Militar. Dois deles estavam em Igaraí e três em uma área rural de Guaranésia (MG).
A Delegacia Seccional de Casa Branca informou que em um dos carros havia explosivos. Os cinco veículos foram levados para Mococa para passar por perícia.
Cerca de 20 homens participaram do crime e, por enquanto, ninguém foi preso, porém o caso segue em investigação. Ao menos 12 viaturas do Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) de Ribeirão Preto e mais sete de Piracicaba estão auxiliando a PM e a Polícia Civil de Mococa nas buscas pelos suspeitos. A PM de Minas também apoiou nos trabalhos, inclusive com o uso de helicóptero.

Dois veículos estavam no distrito de Mococa, Igaraí, e três em Guaranésia. Foto: Delegacia Seccional de Casa Branca

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui