Zé da Rádio: vida dedicada à música sertaneja

Em seus programas na Rádio Cultura, Zé da Rádio sempre divulgava cantores e duplas sertanejas

O gosto pela música sertaneja aflorou cedo na vida de José Costa Soares, pois ainda jovem formou dupla sertaneja e montou um conjunto onde ele tocava acordeão, uma de suas paixões. Também fez programa de auditório, levando cantores e duplas sertanejas para apresentarem, divulgando a música sertaneja e contribuindo para a expansão da cultura musical em Vargem Grande do Sul e região.
Além do programa “Amanhecer de Minha Terra”, que ia ao ar das 6h às 8h todos os dias, José Costa Soares fazia o programa “Tarde Sertaneja”, das 17h às 19h, totalizando cerca de quatro horas diárias de músicas sertanejas com uma audiência muito grande, tornando-o quase uma lenda nesta área e ídolo de muitos jovens que hoje já são sessentões.
Sempre bem vestido, elegante, gostava de usar terno e sempre que podia, camisas de mangas compridas e óculos escuros. Sua esposa dona Leonina Correa o descreve como uma pessoa muito querida pelo público. “As pessoas gostavam muito dele, quando saíamos, íamos aos bailes onde ele tocava, as moças se aproximavam, o abraçavam, era muito querido por todos”, disse.

Biografia
José Costa Soares era natural de São João da Boa Vista e sua família era dona de um empório na Rua do Comércio, lá pelos idos de 1950, segundo disse dona Leonina à reportagem do jornal. Viúvo, ele foi casado em primeiras núpcias com dona Maria Célia Miguel da Silva, com quem teve os filhos José Paulo, Valdir, Regina, Alfredo e Roseli.
Dona Leonina conviveu com Zé da Rádio por mais de 40 anos, até ele falecer no último dia 3 de abril, de insuficiência cardíaca. Acompanhou grande parte da sua vida, desde quando tocava nos bailes da roça, que terminavam geralmente tarde da noite e logo cedo, no dia seguinte, ele já estava pronto para fazer seu programa de rádio, coisa que segundo ela, Zé da Rádio adorava.
Em 2004, Zé da Rádio foi homenageado com uma placa de prata pela prefeitura municipal de Vargem Grande do Sul, “pelo exemplo de vida e trabalho dedicado à comunidade”. Também em 2012, a Rádio Cultura lhe outorgou um certificado pelos seus 58 anos de programação sertaneja na emissora.
A Câmara Municipal de Vargem Grande do Sul lhe outorgou em 20 de março de 2018, durante solenidade, o Diploma de Mérito “Dr. Francisco Alvares Florence”, numa indicação do vereador Paulo Cesar da Costa, pelos relevantes serviços prestados na área da Comunicação, em Vargem Grande do Sul.

Fotos: Reprodução Facebook / Arquivo Pessoal

Zé da Rádio deixou esposa, filhos, netos e bisneta
Ele recebeu o Diploma de Mérito Dr. Francisco Alvares Florence, numa indicação do vereador Paulinho da Prefeitura, em 2018

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui