Paulo Guerra avalia sua participação nas Paralimpíadas

O atleta paralímpico vargengrandense Paulo Guerra, de 29 anos, disputou os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020. Sua prova no salto em altura foi realizada no último domingo, dia 29. Ele ficou na oitava posição, nesta que foi sua primeira participação na maior e mais nobre competição esportiva mundial.
Paulo compete na categoria T47. Ele não conseguiu superar a marca de 1.89 metro e ficou com a oitava colocação ao saltar 1,84 m. O favorito na prova era o americano Roderick Townsend-Roberts, recordista paralímpico e mundial da modalidade, que quebrou seu próprio recorde estabelecendo a marca de 2,15 metros e conquistando a medalha de ouro. O pódio foi formado por Townsed, seguido pelo indiano Nishad Kumar, que ficou com a prata, e pelo americano D. Wise, que ganhou a medalha de bronze.
Paulo Guerra iniciou o retorno ao Brasil na quarta-feira, dia 1º, e chegou no país na sexta-feira, dia 3. À Gazeta de Vargem Grande, ele comentou que está muito feliz e grato por ter participado das Paralimpíadas em Tóquio. “Foi uma experiência incrível, onde pude adquirir mais experiência. Foi uma disputa boa e eu pude observar a forma de competição e treinamento deles para que eu possa adquirir em meus treinamentos”, disse.
O atleta falou sobre a repercussão que a disputa gerou em Vargem Grande do Sul. “Foi muito gratificante receber tanto apoio e carinho e a torcida de todos, me ajudou bastante”, relatou. O atleta considera a experiência muito emocionante. “Essa experiência que tive ao entrar no estádio e olhar a minha prova acontecendo e eu estando entre os melhores do mundo foi muito gratificante”, falou.
“Fiquei muito ansioso e com nervosismo, começou a passar em minha cabeça tudo que enfrentei para chegar lá e isso acabou me atrapalhando na competição. E com essa competição pude ver que tenho muito potencial e que eu posso conseguir chegar ao pódio, trabalhando ainda mais e me dedicando”, comentou.
Paulo falou sobre os planos futuros. “Meus planos são continuar treinando e mantendo o foco no próximo Ciclo Paralímpico, que será em Paris, em 2024, e o Mundial de Atletismo, que será no ano que vem, em Tóquio, também. Além disso, terei uma competição aqui no Brasil no final de outubro, então eu tenho muito para treinar”, relatou.

Paulo durante salto realizado no domingo, em Tóquio. Foto: Arquivo Pessoal

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui