Suspeito de matar jovem de São João foi preso

Suspeito de matar estudante da Unicamp, Michael Douglas da Silva, foi preso em São João da Boa Vista — Foto: Polícia Civil/Divulgação

De acordo com o delegado Fabiano Antunes, que comandou as investigações, durante as buscas realizadas hoje com mais de 45 homens, rapaz foi capturado pelo delegado da Polícia Civil de Vargem Grande do Sul, Antônio Carlos Pereira Júnior, com agentes da Polícia Civil de Aguaí

Michael Douglas da Silva, 28 anos, suspeito de ter matado a estudante de Ciências Biológicas da Unicamp Mayara Roquetto Valetim, foi preso pouco depois das 12h40 desta quarta-feira, dia 18, em uma área de mata entre São João da Boa Vista e Águas da Prata, na Serra da Paulista.

Na manhã desta quarta-feira, mais de 20 policiais Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep), canil e Comando de Operações especiais (COE) se juntaram às equipes de buscas que desde a segunda-feira, dia 16, revistavam a Serra da Paulista em busca do suspeito.  

Além do assassinato de Mayara, ele é suspeito de tentar matar outra mulher, no sábado, dia 14, e já há um mandado de prisão temporária contra ele, segundo o delegado Fabiano Antunes, que conduz as investigações. Ele também tinha tentado matar o padrasto e é esquizofrênico, segundo a polícia.

O suspeito foi evado à Delegacia Seccional da Polícia Civil de São João da Boa Vista.

Delegado detalha prisão

Em entrevista à TV União, o delegado Fabiano Antunes afirmou que as investigações começaram logo que o corpo da vitima foi encontrado. “Desde do dia do crime, quando o corpo de Mayara foi encontrado, que a Mayara foi encontrada no domingo, a gente não descansou um minuto até solucionar o crime. O esclarecimento em si ocorreu na segunda. Na segunda-feira a gente já sabia quem era o autor. A gente já tinha um mandado de prisão conta ele e faltava capturá-lo”, disse.
“Dividimos a equipe, conseguimos reforços e hoje tivemos a informação de sitiantes da Serra da Paulista que ele teria ido pedir comida em um sítio. A gente já estava em contato com os moradores do local e imediatamente fomos até lá com um cão farejados da Guarda Civil Municipal de Vargem Grande”, comentou o delegado.
Ele informou ainda que foi pedido apoio na sub região também para a Polícia Militar. “Fizemos um cerco no local e depois de uma intensa procura, conseguimos fazer a captura dele”, afirmou.

Conforme o detalhado pelo delegado, o suspeito foi inicialmente avistado por uma equipe e tentou fugir. “Quem efetuou a captura em si foi o delegado Antônio Carlos, de Vargem, com apoio de agentes da Polícia Civil de Aguaí, Humberto e Geane”, disse.

Delegado Antônio Carlos conduz o suspeito capturado. Imagem: reprodução TV União

Latrocínio
De acordo com o delegado Fabiano, após a captura de Michael, as equipes retornaram ao local onde ocorreu o assassinato da jovem. ” E descobrimos que a Mayara foi morta em decorrência de um roubo. Foi um roubo seguido de morte e não um homicídio”, explicou.
O delegado relatou que após ter feito a sua caminhada no domingo, dia 15, Mayara subiu até um ponto conhecido como Pedra do Urubu. “Esse cidadão, esse criminoso, estava lá no local dormindo, estava escondido, porque ele tinha praticado um crime no sábado e estava foragido, já estava com um pedido de prisão do delegado Jorge Luís Ciacco Mazzi que havia atendido o caso. Esse moço viu a Mayara e tentou roubar o celular dela. Ela tentou fugir e ele matou”, comentou.
No local do crime, foi recuperado a celular da vítima, a garrucha usada na tentativa de homicídio ocorrido no sábado e o canivete que ele usou para mata Mayara.

Andamento
Michael Douglas da Silva seria levado ao Instituto Médico Legal para os exames necessários e em seguida, seria levado à audiência de custódia. Ele vai responder aos inquéritos sobre a tentativa de homicídio ocorrida no dia 15 e o latrocínio que vitimou Mayara, ocorrido no domingo.

Apoio
O delegado Fabiano Antunes destacou o apoio recebido inclusive com suporte aéreo na operação que envolveu de 45 a 50 policiais. Ele observou ainda a participação fundamental do canil da GCM de Vargem e do COE. “Foi essencial. Com o canil a gente já tinha achado o par de chinelos dele no local do criem e já tinha conseguido tecnicamente vincular ele no crime antes de localizar ele. E hoje tendo o cão, é sensacional. Um trabalho fenomenal da Guarda. Ele acha mesmo. Entramos no meio do rio e ele achou onde ele estava dormindo”, contou.

O caso
Mayara Roquetto Valentim, de 23 anos, saiu de sua casa para caminhar por volta das 11h do domingo, dia 15. Como não voltou para casa, familiares e amigos iniciaram uma mobilização com postagens em redes sociais para que ela fosse localizada.
Infelizmente, o corpo da jovem estudante de biologia da Unicamp foi encontrado na Serra da Paulista, em um local conhecido como Vale dos Gnomos ainda na noite do domingo.
Ele estava em uma ribanceira, cerca de 3,9 km da casa dela, que fica no bairro Vila Valentin, e apresentava marcas de 28 facadas, com ferimentos no braço, mão, tórax e cabeça.
O assassinato da jovem sanjoanense causou grande comoção e foi noticiado pela imprensa nacional. A Unicamp, onde a vítima estudava Ciências Biológicas, decretou luto de três dias.

Investigações
Polícia Civil passou a investigar o caso e identificou o suspeito. Conforme o publicado pela página São João News, Michael Douglas da Silva é suspeito de tentar matar outra mulher, no sábado, e já há um mandado de prisão temporária contra ele, segundo o delegado Fabiano Antunes.
De acordo com o relatado, o rapaz teria apontado uma arma para a vizinha em uma pensão, mas os disparos falharam. O suspeito sofre de esquizofrenia e morava com os pais em São João, segundo informaram familiares à polícia.

“Ele atraiu sua vizinha até o quarto e pediu para ela ajudar a puxar um armário. Assim que ela entrou, ele deu uma coronhada na cabeça dessa moça e efetuou dois disparos, mas a arma falhou. Eles entraram em luta corporal, ela pediu socorro e ele fugiu. [Depois de tentar matar a vizinha], ele se escondeu na área de mata, onde teria encontrado a Mayara e a teria matado. Ele tem passagens pela polícia por crime de violência doméstica e porte ilegal de arma”, disse o delegado ao portal São João News.
O Portal G1 noticiou ainda que o Michael Douglas também já teria atentado contra a vida do padrasto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui