O desafio de construir uma réplica da Basílica de N. Sra. Aparecida

O maquetista José Donizete demorou mais de um ano para fazer a Basílica

O trabalho do marceneiro José Donizete Bertoloto, 55 anos, é conhecido dos vargengrandenses pelas belas maquetes que ele já construiu das igrejas de Vargem Grande do Sul, todas com um perfeccionismo que impressiona quem as contemplam. Suas maquetes já foram objetos de reportagem da Gazeta de Vargem Grande, causando uma boa repercussão junto aos leitores.


Quando da realização da reportagem, a jornalista Lígia de Paiva Ligabue, editora da Gazeta na época, impressionada com o trabalho de José, disse-lhe que agora só faltava ele fazer a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. O desafio tocou o artista e ele se propôs interiormente a fazer o trabalho, conforme disse à reportagem do jornal por ocasião da feitura da presente matéria.
Foi um desafio em todos os sentidos, pois a Basílica Catedral de Aparecida é o maior templo católico do Brasil e o segundo maior do mundo, perdendo apenas para a Basílica de São Pedro no Vaticano, sendo, porém, considerada a maior catedral do mundo, uma vez que a Basílica do Vaticano não é uma catedral.


Agora, quem passa pela Rua Hermenegildo Cossi, perto da Igreja Santo Antônio, pode adentrar à loja de móveis de sua propriedade e observar o notável trabalho realizado pelo maquetista, uma obra que chama a atenção por seus detalhes e dimensão, a Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, também conhecida como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.


Ao todo José Donizete já construiu nove maquetes de igrejas de Vargem, todas de madeira, usando geralmente o cedro, a caixeta, pinus, dentre outras. A marcenaria é uma tradição na família de José, seu pai José Bertoloto, já falecido, a vida toda foi marceneiro, dono da Marcenaria Santo Antônio, localizada na Vila Polar, onde hoje é a loja onde estão expostas as obras de José Donizete.


Ele começou cedo na lida com as madeiras, aos 16 anos, ajudando o pai nas tarefas da marcenaria e o gosto pelas maquetes aconteceu faz uns quatro anos. Sua primeira maquete foi a da antiga Igreja de Santo Antônio, localizada na Vila Polar. Depois, não parou mais. Já fez as principais igrejas de Vargem, como a Igreja Matriz de Sant´Ana, a Igreja Matriz de São Joaquim e também a de Nossa Senhora Aparecida, a qual reputa muitos elogios, dado aos muitos detalhes que conseguiu implementar na obra, que ele doou para a Comunidade de N. Sra. Aparecida e está exposta na igreja.


Outra doação feita pelo artista, é a réplica em madeira da Igreja Santa Terezinha, que está em exposição na igreja localizada na Vila Santa Terezinha. Esta santa é da devoção de José Donizete, que também cultua muito N. Sra. Aparecida.
O início da construção da basílica foi em fevereiro de 2022. Para fazer a maquete, José Donizete se baseou em fotos de arquivo e visitou em março de 2022 a Basílica de N. Sra. Aparecida, onde fez muitas fotos e desenhos, prestando atenção em todos os detalhes que depois iria reproduzir em madeira na réplica que estava fazendo.


O santuário tem quatro fachadas, norte, sul, leste e oeste, e ao construir a maquete, José Donizete nela colocou o Nicho de Nossa Senhora, a Capela do Santíssimo Sacramento, Capela São José, Sala das Promessas, Capela das Velas, Capela da Ressureição, do Batismo, Mirante da Torre, Campanário, dentre outros espaços existentes na basílica real.
Foi mais de um ano trabalhando no projeto, principalmente aos sábados e domingos e também à noite. Usou para fazer a maquete, as máquinas que dispõe na sua marcenaria, um trabalho meticuloso, como por exemplo, fazer mais de 400 pequenas janelas de madeira, todas com detalhes pequenos, que exige paciência e muito preparo com as ferramentas.
De material, foram usados aproximadamente um metro cúbico de madeira e José Donizete acredita que gastou algo em torno de R$ 6.000,00 para fazer a maquete, sem contar o trabalho exercido e o valor artístico da obra, que se ele fosse cobrar para alguém que encomendasse uma igual, não sairia por menos de R$ 20 mil.


Os padres Antônio e Gilberto da Paróquia de N. Sra. Aparecida já foram ver a sua obra e já aventou-se de ela ser doada à Basílica de Aparecida, mas nada de concreto existe ainda.
Quando se comemora o Dia de Nossa Senhora Aparecida, na próxima quinta, dia 12 de outubro, é bom saber que em Vargem Grande do Sul temos uma réplica da Catedral Basílica Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Quando se a observa, cria uma interação que nos transporta para a cidade de Aparecida, onde está construído o maior templo católico do Brasil. Uma representação em escala reduzida, mas que encanta o olhar com a riqueza dos detalhes e com o capricho que o artista José Donizete Bertoloto dispensou ao construí-la.

Fotos: Reportagem

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui