Etec celebra 10 anos em Vargem

0
976
O então governador José Serra inaugurou a Etec, ao lado de Sidney Beraldo e o prefeito Celso Ribeiro. Foto: Arquivo Gazeta
O então governador José Serra inaugurou a Etec, ao lado de Sidney Beraldo e o prefeito Celso Ribeiro. Foto: Arquivo Gazeta

A Escola Técnica (Etec) de Vargem Grande do Sul comemorou 10 anos de sua inauguração na última quarta-feira, dia 12. Para festejar a ocasião, no período da manhã houve uma celebração, com alunos, professores e direção cantando o hino nacional. Também foi enterrada uma cápsula do tempo, contendo cartas escritas por todos da unidade e que será aberta daqui 10 anos. Ainda houve show de talentos. Já durante a noite, houve a apresentação da Orquestra Jovem de Vargem Grande do Sul.

A Etec foi uma das maiores conquistas na área da Educação em Vargem Grande do Sul. Sua inauguração veio depois de anos de intensa ação política, desde a formalização do pedido, até a construção da unidade, debate dos cursos a serem instalados, etc.

A importância da Etec pode ser medida pela sua solenidade de inauguração, no dia 12 de setembro de 2008, que contou com a presença do então governador e atual senador José Serra (PSDB). Também participaram os então deputados Sidney Beraldo (PSDB), Sílvio Torres (PSDB) e Guilherme Campos, que na época era filiado ao DEM e atualmente está no PSD.

A celebração contou com a presença do Projeto Guri e dos “Curumins da Mantiqueira” recepcionando o governador. Serra entrou no prédio acompanhado do então prefeito Celso Ribeiro. Em sua recepção estava a primeira-dama Micaela, o vice-prefeito Kiko Maldonado, o desembargador vargengrandense Celso Aguilar Cortez, vereadores municipais, o secretário de obras Silvio Aleixo, os prefeitos de Mococa, São Sebastião da Grama e São José do Rio Pardo. Também estavam presentes a diretora superintendente do Centro Paula Souza e responsável pelas Etecs, Laura Laganá, e o secretário adjunto de Gestão e ex-superintendente da Paula Souza, Marcos Monteiro, além de outras autoridades da época.

O deputado Beraldo fez o uso da palavra para dizer sobre a importância da escola para Vargem e região e parabenizou o ex-prefeito Celso Ribeiro pela administração, que emocionado agradeceu a presença do governador Serra, das autoridades presentes e da população, além de enaltecer o trabalho dos pedreiros, serventes e eletricistas que construíram a escola.

Por sua vez, o então governador José Serra destacou a importância das Etecs. “Nós estamos trabalhando para o futuro. O que é trabalhar para o futuro? É trabalhar para os jovens, para que eles tenham mais oportunidades na vida, e trabalhar pelo desenvolvimento de São Paulo. Esse pessoal que sai de uma Fatec e de uma Etec representa força de trabalho qualificada. Gente preparada para as novas funções, para atender àquilo que as empresas necessitam”, disse.

Em entrevista à Gazeta de Vargem Grande na ocasião, a diretora superintendente do Centro Paula Souza e responsável pelas ETECs, Laura Laganá e o secretário adjunto de Gestão e ex-superintendente do Centro Paula Souza, Marcos Monteiro, falaram sobre a importância da escola para a cidade e para a região, já que a escola conseguiria atender mais de mil alunos e diminuiria o número de desempregados.

Orquestra Jovem se apresentou durante a celebração. Foto: Arquivo Gazeta

Obra

Na parceria que foi feita para a instalação da ETEC de Vargem, coube à Prefeitura a construção do prédio da escola. O repasse do governo estadual para o município foi de R$ 1 milhão para a obra, mais o investimento de R$ 274 mil em mobiliário e equipamentos necessários para os cursos.

Atualmente, a Etec de Vargem conta com 52 professores, um orientador educacional, um coordenador pedagógico,  sete coordenadores de curso, 600 alunos. Além disso, são quatro pessoas atuando na direção, seis funcionários, dois estagiários,  quatro pessoas na equipe de limpeza, seis na de segurança e duas na equipe de merenda.

 

Professores, alunos e membros da direção realizaram atividades comemorativas. Foto: Divulgação

Etec 10 anos

Direção Etec

A Etec de Vargem Grande do Sul comemorou seu aniversário, no dia 12 de setembro de 2018, nestes dez anos trouxe a todos do município e região a oportunidade de acesso ao ensino médio e técnico gratuito e de qualidade. Ao longo dessa caminhada a unidade foi se expandindo, a equipe se fortalecendo, a comunidade escolar a cada dia se interagindo com as propostas e métodos de ensinar e aprender que vão além da sala de aula, como por exemplo, os projetos solidários, que com o passar do tempo veio construindo a credibilidade, a confiança essencial, para que essa unidade de ensino seja tão reconhecida e respeitada por todos. Nessa trajetória desses dez anos a Etec formou mais 2 mil alunos, e tem estagiando aproximadamente 90 alunos através das parcerias empresa e escola e o Programa Aprendiz Paulista.

Os nossos desejos como Direção é continuar formando e qualificando cidadãos para o exercício da cidadania, de modo que possam atuar como pessoas conscientes de seus compromissos, e que atendam às expectativas e diversidades do mercado de trabalho. Convidamos a todos para conhecerem nossos cursos Ensino Médio, Ensino Técnico integrado ao Ensino Médio, Técnico em Administração, Agroindústria, Alimentos, Informática, Manutenção e Suporte em Informática, Marketing, Meio Ambiente, Recursos Humanos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui