
Solange Souza

Alguns pratos sempre estão presentes no Natal e no Ano-Novo, como peru, tender, pernil, cordeiro ou bacalhau. Seja qual for a sua escolha, o melhor é deixar a maior parte das preparações pronta para aproveitar a festa.
Como na maioria das cidades brasileiras faz bastante calor nesta época do ano, minha sugestão é ter entradas e acompanhamentos leves, à base de verduras e legumes, para dar um toque de frescor aos pratos tradicionais, que são pesados.
Uma seleção de legumes crus, como cenoura e pepino (cortados em palitos) e rabanete (cortado em gomos finos) é excelente para acompanhar patês. Uma boa salada de batatas também vai muito bem. E se você quer praticidade, inclua Rosbife com Salada de Batatas entre os pratos da ceia. Fácil de fazer, é uma combinação perfeita para os dias quentes.
Rosbife com Salada de Batatas
Para fazer o rosbife você vai precisar de uma boa peça de filé mignon ou de alcatra (carne mais saborosa) e uma panela de fundo grosso. O que a carne precisa para ficar tostada por fora e rosada por dentro é de fogo alto.
No tempero, apenas sal e pimenta-do-reino, mas você pode servir a carne pronta com mostarda ou fazer um molho com o fundo de cozimento da panela. É importante deixar a carne descansar um pouco, antes de cortar.
O acompanhamento clássico para o rosbife é a batata, que pode ser assada, com alecrim por exemplo, ou na forma de salada. A salada de batatas pode variar muito. Há os que acrescentam maionese, mas eu prefiro a versão mais fresca, com suco de limão e azeite.
Para preparar a salada, cozinhe as batatas com a casca até ficarem macias, mas inteiras, para soltar o amido e deixar a preparação cremosa. Depois de frias, retire a pele e corte em quadradinhos. Coloque numa tigela, acrescente cebola roxa picada e pepino japonês, sem a casca, picado (se gostar, substitua o pepino por maçã verde ou use pepino em conserva). Tempere com suco de limão, azeite de oliva e sal a gosto.

Os vinhos da ceia
Os espumantes são a estrela das festas de fim de ano e os nacionais são bastante bons. Você pode servir um Brut com as entradas e um Moscatel (levemente doce) para acompanhar sobremesas à base de frutas ou até mesmo o panetone, uma combinação deliciosa.
Os brancos são sempre a melhor opção para os dias quentes (Sauvignon Blanc para as entradas e Chardonnay para pratos com aves ou bacalhau), mas se você prefere os tintos, escolha os mais leves, de menor teor alcoólico, e sirva-os levemente refrescados.
Vinícolas paulistas como a Guaspari e a Casa Verrone, cujos vinhos podem ser mais facilmente encontrados, oferecem opções excelentes.
Desejo a todos um lindo Natal e um Ano-Novo cheio de realizações!











