Vargem ficou em 382º lugar no ranking Município Verde Azul

0
1076
Prefeito de Divinolândia, Naeif Haddad Neto recebe prêmio pela melhor colocação entre os município da Bacia do Pardo. Foto: Prefeitura Divinolândia

Mais uma vez Vargem Grande do Sul ficou fora da lista das cidades que obtiveram boa pontuação no Programa Município Verde Azul (PMVA), um programa do Governo do Estado de São Paulo que foi lançado em 2007 por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente que tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.
No ranking de 2017, Vargem ocupou o 382º lugar, com a nota final de 11.26, o que foi uma nota baixa. Divinolândia foi a cidade da região melhor colocada ficando em 74º lugar, com a nota final de 69.92, de acordo com o Ranking Ambiental dos municípios paulistas, onde consta a posição de 645 cidades, desde 2008.
O ranking é o resultado da avaliação técnica dos dados fornecidos pelos órgãos administrativos de cada cidade, onde se é medido a eficiência das ações efetuadas. Assim, após a avaliação, o Indicador de Avaliação Ambiental (IAA) é divulgado com o intuito de ser utilizado pela população e também pelo poder público como forma de aprimorar a sustentabilidade do município, segundo o coordenador do Programa, José Walter Figueiredo.
A participação dos municípios no programa acontece com a indicação de um interlocutor e um suplente, onde por meio de ofício da prefeitura interessada em participar do Programa, é encaminhado à Secretaria do Meio Ambiente. A participação das cidades no PMVA é um dos critérios de avaliação para a escolha da liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).
O Programa Município Verde Azul também premia as cidades que atingiram notas superiores a 80 no ranking e que preenchem os requisitos pré-definidos para cada ciclo com o Certificado Município Verde Azul, responsável pelo reconhecimento da boa gestão ambiental do município em questão, garantindo a prefeitura agraciada, a preferência na captação de recursos do Fecop.
Há também o prêmio Governador André Franco Montoro, que é oferecido aos melhores colocados no Ranking em cada uma das Unidades de Gerenciamento de Recursos Hídricos (UGRHIs). A premiação é uma homenagem ao criador do Conselho Estadual do Meio Ambiente (CONSEMA), idealizador da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e defensor da descentralização administrativa e fortalecimento dos municípios. Na região, Divinolândia conquistou o prêmio pela Bacia do Pardo.
Os critérios de avaliação do Programa são divididos em 10 itens relacionados à sustentabilidade, sendo eles Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso dos Solos, Arborização Urbana, Esgoto Tratado, Resíduos Sólidos, Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental e Biodiversidade.
Não se manifestou
A Gazeta de Vargem Grande procurou a prefeitura para que o Departamento de Meio Ambiente se manifestasse a respeito da avaliação da cidade e suas notas, mas até o encerramento desta reportagem, na tarde da sexta-feira, dia 22, não havia recebido respostas.

Evolução das notas de vargem grande do sul
Desempenho das cidades da Região

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário
Por favor insira seu nome aqui